X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Política

Projeto de reforma administrativa prevê criação de novas secretarias no Recife

Projeto de Lei foi enviado para a Câmara Municipal para ser avaliado pelos vereadores


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Projeto de reforma administrativa prevê criação de novas secretarias no Recife
Projeto que muda a estrutura administrativa da prefeitura deve ser votada ainda este ano |  Foto: Divulgação/PCR

A Prefeitura do Recife enviou, neste sábado (21), Projeto de Lei à Câmara dos Vereadores, para a reestruturação administrativa do Executivo Municipal. Áreas com relação e influências diretas foram reunidas e outras, que demandavam uma priorização de ações específicas, foram destacadas.

Entre as mudanças sugeridas no PL está a criação da Secretaria de Ordem Pública e Segurança. Estarão sob a gestão da nova estrutura o Centro de Operações da Prefeitura do Recife, a Guarda-Municipal do Recife, a Secretaria Executiva de Controle Urbano e a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano .

A atual estrutura de Administração será elevada à condição de Secretaria e acumulará, além da gestão de pessoas e patrimonial da Prefeitura, o papel de gerir, de maneira compartilhada, as atividades de um conjunto de pastas. 

Caso o projeto seja aprovado na íntegra, a Prefeitura do Recife passará a contar ainda com as Secretarias de Articulação Política e Social e Relações Institucionais, que foram desmembradas da antiga Secretaria de Governo, além da secretaria de Direitos Humanos e Juventude. 

APROVAÇÃO AINDA ESTE ANO

Outra mudança proposta na mensagem à Câmara dos Vereadores do Recife é a criação da Secretaria de Cidadania e Cultura de Paz. A estrutura, que integrava a antiga pasta de Segurança Cidadã, atuará em atividades que visam a inclusão, oferta de serviços no território e promoção de políticas integradas de diversas secretarias, diz a prefeitura. A pasta irá abrigar políticas públicas como a rede Compaz.

Nesta segunda-feira (23), às 10h, será instalada a sessão extraordinária do Legislativo Muncipal para apreciação do projeto, que deverá ser aprovado sem dificuldades, dizem os analistas. O líder do Governo, Samuel Salazar (MDB), deverá pedir a dispensa dos prazos e o projeto começará a tramitar imediatamente nas comissões de Constituição e Justiça e de Finanças. Como terça e quarta não terá expediente na Câmara, por conta do Natal, o projeto será votado até a sexta-feira (27). 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: