Novo time: João Campos mescla experiência e novas faces para uma gestão estratégica
Marília Dantas, Victor Marques e Ricardo Dantas assumem postos-chave, reforçando a equipe do prefeito para 2025
Escute essa reportagem
O prefeito do Recife, João Campos (PSB), anunciou nesta quinta-feira (26) mais três nomes para compor seu secretariado, consolidando uma equipe com experiência e novas perspectivas para os desafios da gestão municipal. Os escolhidos para turbinar o governo a partir de 2025 são: Victor Marques, Marília Dantas e Ricardo Dantas.
Atual vice-prefeito, Victor Marques, engenheiro civil formado pela Universidade de Pernambuco (UPE), com passagem pela Câmara Federal e pelo Governo do Estado, assume um papel de destaque na pasta de Infraestrutura da cidade.
Sua nomeação é vista como uma aposta na renovação da gestão e na busca por soluções inovadoras para os problemas de mobilidade e urbanização.
A expectativa é que ele possa "mostrar serviço", palavras chaves usadas por lideranças do PSB, e conquistar a confiança da população, especialmente diante das eleições de 2026, quando pode vir a assumir a Prefeitura, caso João Campos (PSB) vença a disputa contra Raquel Lyra.
Marília Dantas, que já foi secretária de Infraestrutura na primeira gestão de João Campos, será a nova Secretaria de Projetos Especiais.
Com um currículo sólido na área de engenharia, Marília Dantas traz consigo a responsabilidade de liderar projetos estratégicos como a Orla Parque, as novas unidades do Compaz, o Hospital da Criança e o Parque Aeroclube.
Sua experiência anterior na secretaria demonstra conhecimento dos desafios da cidade e a capacidade de entregar resultados concretos. Segundo a prefeitura, ela assumirá grandes intervenções da segunda gestão que ainda serão anunciadas.
Auditor fiscal da Receita Federal, Ricardo Dantas, com vasta experiência na gestão pública, chega à Secretaria de Finanças com o desafio de garantir a saúde financeira do município. Em 1998, para se ter uma ideia, ele criou o Modelo de Controle Interno da Sefaz.
Entre outros cargos, na sua trajetória, ele foi secretário da Controladoria, Administração e Educação de Pernambuco, além de secretário de Finanças e Controlador Geral do Município.
Segundo informações de bastidores, João Campos o escolheu pelo profundo conhecimento das questões fiscais e a capacidade de implementar políticas eficientes.
Escolha com olhos no futuro
A escolha dos novos secretários reflete a preocupação da gestão João Campos em montar uma equipe coesa e preparada para enfrentar os desafios dos próximos anos.
A presença de nomes experientes, como Marília Dantas e Ricardo Dantas, aliada à energia e novas ideias de Victor Marques, demonstra a busca por um equilíbrio entre continuidade e renovação.
A composição do secretariado também é vista como um movimento estratégico diante do cenário político atual. Em 2026, a oposição na Câmara Municipal promete ter uma atuação mais combativa e a Prefeitura precisa demonstrar resultados concretos e fortalecer sua base de apoio.
A expectativa é que a nova equipe possa entregar projetos de impacto e melhorar a qualidade de vida da população, consolidando a imagem de João Campos como um gestor eficiente e popular.
Nomes já confirmados
Além dos secretários anunciados nesta quarta, o prefeito João Campos já havia divulgado ontem os nomes de Fred Amâncio (Educação), Pâmela Alves (Assistência Social e Combate à Fome), Gilberto Prazeres (Imprensa), Luciana Albuquerque (Saúde), Raul Henry (Relações Institucionais), Rafael Cunha (Ciência e Tecnologia), Isabella de Roldão (Trabalho e Qualificação Profissional).
O prefeito também tinha confirmado os nomes de Alexandre Rebêlo (Ordem Pública e Segurança), (Milu Megale (Cultura), Carlos Andrade Lima (Desenvolvimento Econômico), Gustavo Monteiro (Articulação Política e Social), Maíra Fisher (Administração), Ana Paula (Gabinete do Centro do Recife), Felipe Matos (Desenvolvimento Urbano e Licenciamento) e Jorge Vieira (Planejamento e Gestão).
Comentários