X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Política

Morre aos 63 anos o médico e ex-secretário de Saúde Antônio Carlos Figueira

Velório foi realizado no Imip, e o sepultamento aconteceu, neste domingo, no Cemitério de Santo Amaro


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Morre aos 63 anos o médico e ex-secretário de Saúde Antônio Carlos Figueira
Antônio Figueira lutava contra um câncer na cabeça desde 2021 |  Foto: Heudes Régis/SEI-PE/Arquivo

Depois de enfrentar uma batalha contra um câncer na cabeça desde 2021, o médico e ex-secretário de Saúde do Estado Antônio Carlos dos Santos Figueira morreu neste sábado (23), aos 63 anos. O velório foi realizado no Imip. Já o sepultamento aconteceu, às 15h deste domingo, no Cemitério de Santo Amaro. Figueira deixa um legado de suas atuações em diversos governos e presidindo instituições importantes da medicina pernambucana.

Antônio Figueira nasceu no Recife, no dia 19 de outubro de 1960. Graduado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com pós-graduação em pediatria e mestrado em Saúde Materno Infantil pela Universidade de Londres e especialização em administração hospitalar pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP). Ele era filho do professor Fernando Figueira, fundador do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP).

Figueira atuou em várias secretarias do Governo de Pernambuco, desde o segundo governo de Miguel Arraes, do qual foi assessor especial, entre os anos de 1987 e 1990. Já na terceira vez que Arraes foi governador, Figueira atuou como secretário-adjunto de saúde, entre 1996 e 1998.

Foi secretário de Saúde no segundo mandato do ex-governador Eduardo Campos, entre os anos de 2011 e 2014. No início do primeiro mandato de Paulo Câmara (PSB), em 2015, ele foi nomeado secretário-chefe da Casa Civil, onde permaneceu até setembro de 2017, quando o governador promoveu uma reorganização no seu secretariado.

Também foi diretor presidente da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) - instituição que ajudou a idealizar e onde também atuou como acadêmico - e membro da Academia Pernambucana de Medicina. Presidiu o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira - IMIP, onde comandou o ambicioso projeto de restauro do Hospital Pedro II.

Hospital da Criança do Recife

Como forma de homenagear Antônio Carlos Figueira, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), anunciou que o Hospital da Criança da cidade levará o nome do médico. João Campos destacou a informação no final da nota de pesar publicada nas redes sociais. “Como um singelo gesto, enviarei um projeto de lei para denominar a maior obra da saúde da nossa cidade com o nome de Antônio Carlos Figueira, que, por formação e missão de vida escolheu cuidar das pessoas e das crianças (como pediatra). Nosso hospital da criança levará seu nome”, disse.

NOTAS DE PESAR

"É com imenso pesar que o Instituto de Medicina Integral Profº Fernando Figueira-IMIP comunica à sociedade pernambucana o falecimento de Antônio Carlos Figueira, ex-superintendente, ex-presidente, membro do Conselho Consultivo do IMIP e diretor-presidente da Faculdade Pernambucana de Saúde- FPS. Seguindo o exemplo do seu pai Fernando Figueira, o médico Antônio Carlos Figueira ampliou e consolidou esta instituição que é patrimônio do povo pernambucano, além de ter sido um gestor público em defesa do Sistema Único de Saúde. O velório acontecerá neste domingo, a partir das 08 horas da manhã na Capela do IMIP, e o enterro será às 15 horas no cemitério de Santo Amaro, no Recife. Nesse momento de tristeza e de grande saudade, o IMIP transmite condolências aos familiares, amigos, admiradores e comunidade imipiana."

Silvia Rissin, presidente do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip)

"Perdi um grande amigo. A dor e saudade são enormes, só perdendo pra gratidão que tenho de ter convivido com ele. Perdi meu pai muito cedo e, da mesma forma, foi muito cedo que mergulhei na vida pública. Nesse momento difícil da minha vida, com a partida do meu pai, eu vi tudo mudar muito rápido. Foi então que eu vi amigos do meu pai se tornarem meus amigos. O Figa se aproximou de mim com a intensidade que lhe era própria. Foi um amigo e conselheiro que estava sempre por perto, que se preocupava comigo - ele sabia que eu tinha um respeito muito grande por ele e que o carinho era recíproco.”

João Campos, prefeito do Recife

"Tive o privilégio de conviver por muitos anos com Antônio Carlos Figueira. Perco um amigo e conselheiro. Homem público que nunca deixou para trás o senso de humanidade, solidariedade e responsabilidade em todas as funções que ocupou. Registro aqui meu abraço para sua esposa Adriana, suas filhas, neto e toda a família."

Paulo Câmara, ex-governador de Pernambuco

"Soube há pouco do falecimento do médico, ex-secretário de Saúde de Pernambuco e superintendente do IMIP Antônio Carlos Figueira, que como profissional e homem público dedicou sua vida à defesa da Saúde. Expresso minha solidariedade à família e amigos neste momento de despedida."

Raquel Lyra, governadora de Pernambuco

"A Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) cumpre o doloroso dever de informar o falecimento do seu diretor-presidente Antônio Carlos Figueira. Em 2005, Antônio Carlos Figueira materializou um sonho do seu pai o Prof. Fernando Figueira, fundando a escola de saúde do IMIP e assim nascia a FPS. Hoje, 18 anos depois, a faculdade é referência nacional pela qualidade no ensino na área da saúde."

Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS)

"Figueira nos deixou. Profissional na saúde e gestor público reconhecido, cumpriu sua missão. Que Deus o receba e conforte o coração da família e amigos. Vá na Paz!"

Danilo Cabral, superintendente da Sudene

"Antônio Carlos Figueira, amigo e companheiro de luta. Tanto quanto o pai, professor catedrático de pediatria na Faculdade de Medicina da UFPE (meu professor), deixa sua marca como um dos grandes construtores do IMIP. Antônio Carlos Figueira, em duas oportunidades em que me elegi vereador no Recife e deputado estadual, me conduziu por todo o IMIP, de sala em sala e enfermarias, me apresentando aos funcionários como amigo e candidato. Como secretário, um dos pilares nos governos de Eduardo Campos e Paulo Câmara. Estará sempre presente na memória de todos os que o conheceram e segue acreditando que o outro mundo é possível, de liberdade e justiça.”

Luciano Siqueira, ex-vice-prefeito do Recife

"Nos deixou hoje Antônio Carlos Figueira, médico, militante histórico do PSB e ex-presidente do IMIP, instituição que é uma grande referência para Pernambuco. O nosso Estado perde uma grande liderança, um homem com uma capacidade gigante de articulação e um defensor da Saúde. Eu perco um amigo, um companheiro de bons e maus momentos. Ele deixará muita saudade. Meus sentimentos a todos os seus familiares."

Humberto Costa, senador

"Morre o médico Antônio Figueira, depois de longa enfermidade, ex-secretário de Saúde de Pernambuco. Meus sentimentos aos amigos e familiares."

Teresa Leitão, senadora

"Meu mais profundo e sincero pesar pelo falecimento do prestigiado médico, ex-secretário de Saúde de Pernambuco, ex-presidente do IMIP e presidente da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), Antônio Carlos Figueira, neste sábado. Que Nosso Senhor o receba em seus braços e conforte o coração dos seus familiares."

Isabella de Roldão, vice-prefeita do Recife

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: