Mano Medeiros (PL) fala sobre reeleição e desafios para os próximos quatro anos
Em entrevista à TV Tribuna, prefeito abordo temas como infraestrutura, saneamento, requalificação de áreas alagáveis
Escute essa reportagem
O prefeito reeleito de Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros (PL), concedeu uma entrevista ao jornalista Moab Augusto, apresentador do Jornal da Tribuna - 1ª Edição, em que discutiu os desafios enfrentados no município e os planos para os próximos quatro anos de sua administração. A conversa abordou temas como infraestrutura, saneamento, requalificação de áreas alagáveis e os esforços para melhorar a vida da população.
Campanha e reeleição no primeiro turno
Mano Medeiros iniciou a entrevista comentando sobre sua vitória no primeiro turno, com 55,93% dos votos, uma marca que o tornou o quarto prefeito reeleito na história de Jaboatão. Ele ressaltou que o segredo para esse sucesso foi estar presente nas ruas e manter um perfil operacional desde que assumiu a prefeitura em 2022.
“Quem me conhece sabe que, quando eu assumi a prefeitura, em março de 2022, eu tive uma característica de ir para a rua. [...] Isso foi dando uma empatia e dando uma relação de proximidade do prefeito com a população jaboatonense", explicou.
A proximidade com os eleitores e uma campanha focada em propostas foram fundamentais para conquistar a confiança da população, o que refletiu em um crescimento constante nas pesquisas, segundo o prefeito.
Infraestrutura e investimentos em Muribeca
O prefeito de Jaboatão dos Guararapes abordou a importância do trecho que liga a Muribeca à BR-101 e Jaboatão Centro, uma área cortada pela rodovia PE-17. Ele admitiu que, apesar de estar sob a administração do Poder Estadual e abrigar muitas indústrias e arrecadação significativa, a região também enfrenta desafios sociais, com muitos comerciantes e moradores vivendo em condições de pobreza.
"Prefeito, nós temos em Jaboatão dos Guararapes um trecho muito importante que liga a Muribeca da BR-101 a uma área chamada Jaboatão Centro. É um trecho cortado pela rodovia PE-17, ali na Muribeca", começou Moab.
Diante da pergunta sobre os planos para melhorar a assistência e a segurança de vida dos moradores nos próximos quatro anos, o prefeito respondeu:
"Aquela área de Muribeca, que corta ali a PE-17, na verdade, tem sido uma área de prospecção para investimento do nosso município. Jaboatão tem muita área disponível para crescimento do nosso município no que diz respeito a empresas e indústrias se instalando ali, por exemplo."
O prefeito ressaltou a importância de adotar medidas de infraestrutura que garantam segurança e tranquilidade à população local.
"Na verdade, nós temos feito um trabalho de minimizar os impactos da chuva, temos trabalhado junto com o Governo Federal e o Governo do Estado para arrecadar recursos nesse sentido."
Ele acrescentou que a administração municipal conseguiu recursos para realizar um revestimento de vários canais no que é chamado de Baixo Jaboatão, em Muribeca. "E fazendo também, junto ao Governo do Estado, um trabalho para a construção da barragem do Engenho Pereira, que vai ser construído em Moreno. Isso minimiza o volume d'água, melhorando ali aquela questão dos alagamentos e do transtorno causado durante o período de chuva e das pessoas que moram ali."
O prefeito reiterou a importância de investir em infraestrutura: "Então, volto a repetir, é adotar aquela área toda de infraestrutura necessária para dar tranquilidade aos moradores que ali moram."
Medeiros também destacou um projeto para a instalação de equipamentos públicos em Muribeca. "A exemplo, que já foi anunciado, a mini arena de futebol vai ser instalada ali, onde era o antigo Conjunto Muribeca, Condicional Conjunto Muribeca."
Ele finalizou falando sobre a intenção de levar o complexo administrativo para a região, com o objetivo de urbanizar o entorno e melhorar a qualidade de vida dos moradores de Muribeca e Marques Freire. "Uma área, inclusive, que foi muito prejudicada com a desapropriação de apartamentos, de conjuntos e blocos residenciais devido à infraestrutura."
Saneamento e alagamentos
Durante entrevista, Moab Augusto questionou o prefeito de Jaboatão dos Guararapes sobre os projetos previstos para melhorar o saneamento básico e reduzir os alagamentos na região nos próximos quatro anos.
Em resposta, o prefeito explicou que os problemas de alagamento estão relacionados à drenagem nas áreas de Piedade e Candeias, especialmente ao redor da Lagoa Olho d'Água. "Nós temos um projeto de requalificação daquela lagoa com drenagem. É um projeto que requer recurso, mas nós estamos com projetos em andamento para apresentar e captar recursos nesse sentido."
Ele também destacou a eficácia das ações de drenagem implementadas. "Durante essas chuvas, nós temos um trabalho muito forte de drenagem ali no braço da Lagoa Olho d'Água. Choveu a lagoa, mas a água baixou muito rápido, porque o trabalho de contenção e limpeza foi feito."
Além disso, o prefeito informou sobre parcerias com o governo do Estado para o saneamento. "Jaboatão hoje tem 27% das suas residências saneadas. É um trabalho muito desafiador para a gente avançar nos próximos anos." Ele mencionou que a colaboração envolve a COMPESA e a empresa BRK, que está implementando o sistema de saneamento no município.
O prefeito enfatizou que o objetivo é minimizar os problemas relacionados ao saneamento e aos alagamentos nas áreas de Piedade, Candeias e ao redor da Lagoa Olho d'Água.
Segurança na orla e apoio aos comerciantes
O prefeito também abordou as questões ligadas aos ataques de tubarões na orla de Piedade e Candeias. Desde o incidente de 2021, a área da igrejinha foi interditada, e Mano destacou o trabalho conjunto com o Governo do Estado para encontrar uma solução de convivência entre banhistas e tubarões.
“Aquele trecho de órgão está sendo todo requalificado [...] para que as pessoas continuem frequentando aquela área", disse, ressaltando que foram instalados banheiros públicos, uma demanda antiga dos comerciantes, e o Espaço Vida Marinha, para conscientizar a população sobre a fauna local.
Mobilidade e mercado de Cavaleiro
No tocante à mobilidade, Mano Medeiros comentou sobre os desafios no entorno do Mercado das Mangueiras, em Prazeres. Ele afirmou que estudos estão sendo feitos para implantar semáforos inteligentes e melhorar o trânsito com binários. O prefeito também falou sobre a requalificação de mercados como o de Cavaleiro, visando garantir um comércio mais seguro e ordenado.
“Liberamos uma bateria de banheiros dentro do mercado, que não tinha no mercado de Cavaleiro. [...] Temos que fazer um investimento permanente naquele mercado para tentar adequá-lo", completou o prefeito, destacando os avanços na infraestrutura local.
Comentários