Lula cumpre extensa agenda em Pernambuco e inaugura a Hemobrás nesta quinta
O projeto foi iniciado na gestão do senador Humberto Costa (PT) à frente do Ministério da Saúde e representa um marco para a saúde pública nacional
Escute essa reportagem

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visita Pernambuco nesta quinta-feira (12) para participar da inauguração da fábrica de hemoderivados da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás), localizada em Goiana, na Zona da Mata Norte. O projeto foi iniciado na gestão do senador Humberto Costa (PT) à frente do Ministério da Saúde e representa um marco para a saúde pública nacional.
A unidade será responsável pela fabricação de seis tipos de medicamentos hemoderivados de uso amplo no Brasil, como albumina, imunoglobulina, fatores VIII plasmático e IX, beneficiando pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa vai reduzir a dependência do país de fornecedores estrangeiros desses insumos estratégicos.
A capacidade produtiva da fábrica é de 1,2 bilhões de unidades internacionais por ano, o que permitiria atender 100% da demanda do SUS que precisam do Fator VIII Recombinante (Hemo-8r). É um medicamento usado para tratar e prevenir hemorragias em pessoas com hemofilia A, um distúrbio genético raro no qual o sangue não coagula de forma adequada.
“É um passo decisivo para a soberania do Brasil na produção de medicamentos. Pernambuco passa a contar com um polo farmacêutico de alta tecnologia, capaz de gerar impacto econômico e social duradouro na região HUmberto Costa, Ex-ministro da Saúde e senador
Goiana se consolida como centro industrial e tecnológico
A demora da Hemobrás para concluir a fábrica — mais de 20 anos entre o anúncio (2004) e a inauguração (2025) — se deve a uma combinação de fatores políticos, administrativos e técnicos.
Diferentes gestões federais adotaram prioridades distintas: alguns períodos tiveram mais investimentos; outros, cortes ou contingenciamentos. Na gestão de Michel Temer (MDB), os investimentos minguaram, obras e negociações internacionais ficaram praticamente estagnadas. Lula retomou o projeto como prioridade em 2023.
A escolha de Goiana integra uma política de descentralização de investimentos, voltada a impulsionar o desenvolvimento técnico e científico fora do eixo Sul-Sudeste. Tradicionalmente voltada à cana-de-açúcar, a cidade se consolida como centro industrial e tecnológico, com a geração de centenas de empregos diretos e indiretos.
Além da inauguração, Lula deve cumprir agenda em Brasília Teimosa, comunidade recifense onde lançou, no início de seu primeiro mandato, o programa Fome Zero. No retorno, como antecipou o Tribuna Online PE, pretende anunciar novos investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e ações voltadas a periferias, favelas e áreas urbanas vulneráveis.
“É um momento de grande simbolismo. Estive com o presidente naquela primeira visita e vi de perto as transformações que políticas públicas consistentes trouxeram ao bairro. Agora, Lula retorna com novas iniciativas e recursos”, acrescentou o senador.
A passagem pelo estado também incluirá o anúncio de novas etapas do programa Aqui Tem Especialidades, que promove mutirões, leva unidades móveis a diversas localidades e amplia o acesso a serviços especializados de saúde, com foco em agilidade e equidade no atendimento.
Veja também: Janja visita Pernambuco para apoiar marisqueiras e conhecer a pesca artesanal
Comentários