X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Política

Lagoa de Itaenga é premiada por excelência em sustentabilidade

Políticas públicas relacionadas ao lixão e aos catadores de recicláveis foram destaque na gestão de Graça Arruda


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Lagoa de Itaenga é premiada por excelência em sustentabilidade
Em entrevista à TV Tribuna PE, prefeita disse que, em Lagoa de Itaenga, o senso de coletividade é grande |  Foto: Frame da TV Tribuna PE

O município de Lagoa de Itaenga, localizado na Mata Norte de Pernambuco, recebeu o prêmio Band Cidades Excelentes, em parceria com o Instituto Aquila, na categoria Sustentabilidade. As políticas públicas relacionadas ao lixão e aos catadores de recicláveis da cidade foram alguns dos motivos para a premiação.

Antes da homenagem, foi avaliada a evolução dos municípios entre 2021 e 2024, analisando o mandato completo dos gestores. Neste contexto, foram observados 73 indicadores distribuídos em seis pilares de desenvolvimento humano: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade; Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública; e Saúde e Bem-Estar.

“Eu agradeço muito por estar aqui, estou muito feliz em receber esse prêmio, mas digo que o prêmio não é meu, é da nossa comunidade, do nosso município”, disse a prefeita Graça Arruda (Podemos).

Segundo a prefeita, um dos trabalhos de destaque foi o trabalho realizado pelo município com os catadores de recicláveis e a população, com apoio de Organizações Não Governamentais (ONGs). Graça Arruda contou que a cidade já tinha um diferencial, começando pelo fato de ninguém morar dentro do lixão.

“Hoje, o povo já bota o seu lixo separado, e eles (os catadores) pegam suas carroças, que foram doadas pela prefeitura e levam os recicláveis separados para a venda. Em Lagoa de Itaenga tem uma coletividade. O povo já faz a seleção em casa. A população também participa, fazendo a sua parte de forma doméstica”, disse a prefeita.

Os catadores recebem cesta básica e também são inseridos nos programas sociais, além de receberem cursos de capacitação e de produção do que é do que pode ser reciclado”, acrescentou.

Indagada se essa sustentabilidade é fruto do trabalho nas escolas, a prefeita respondeu. “Agora, também foi um trabalho dentro das escolas, dentro das nossas ONGs. A gente tem várias ONGs muito fortes em Lagoa de Itaenga, onde a gente trabalhou muito nessa gestão. Eles têm vários projetos de meio ambiente e isso também tem ajudado muito”.

Sobre a agricultura familiar, praticada sem uso de agrotóxico, a prefeita falou. “Em Lagoa de Itaenga, muitos trabalham na agricultura familiar, com zero agrotóxico”, disse orgulhosa, citando uma iniciativa que favorece ao meio ambiente.

A prefeita também citou, como exemplos positivos da administração, o tratamento aos jovens e aos idosos.

“Quando eu cheguei (assumi o município), Lagoa de Itaenga tinha 79 crianças em lares de ressocialização, como a Funase. Hoje, a gente não tem. A gente via muita criança na rua, que ficava nas esquinas, hoje não tem. Eu estou deixando Lagoa de Itaenga, mas estou muito feliz”, declarou a prefeita, que concedeu entrevista a Moab Augusto, apresentador da 1º edição do Jornal da Tribuna.

“A minha merenda escolar não faz vergonha a ninguém e o nosso idoso tem uma qualidade de vida que não é qualquer município que oferece. Eles têm pilates, hidroginástica, artes cênicas, teatro. É assim, uma qualidade de vida excelente”.

Em Pernambuco as cidades que receberam o prêmio Band Cidades Excelentes foram, além de Lagoa de Itaenta: Terra Nova, Limoeiro, Petrolina, Dormentes, São Caetano, Recife, Passira, Bonito, Petrolina, Triunfo, Salgueiro, Lagoa do Ouro, Itaíba, Garanhuns, Itacuruba, Goiana e Igarassu.

Na primeira edição do Jornal da Tribuna, é possível ver a entrevista de Graça Arruda completa.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: