João Campos lidera com 77,3% nas intenções de voto no Recife
Prefeito aparece com ampla vantagem tanto na pesquisa espontânea quanto na estimulada e tem menor rejeição entre os candidatos
Escute essa reportagem
Se a eleição fosse hoje, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), seria reeleito no 1º turno. Tanto na pesquisa espontânea quanto na estimulada, o prefeito sai na frente dos adversários com 60,9% e 77,3% das intenções de votos, respectivamente.
Os dados são da pesquisa realizada pela TV Tribuna/Band, em parceria com o Instituto Paraná Pesquisas, e foram divulgados com exclusividade na tarde desta sexta-feira (6), no Jornal da Tribuna 1ª Edição. O levantamento mede a intenção de voto para prefeito ou prefeita do Recife nas eleições municipais de 2024.
O Instituto Paraná Pesquisa entrevistou 800 eleitores, entre os dias 2 e 5 de setembro. O grau de confiança é de 95% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos.
Pesquisa espontânea
João Campos lidera com vantagem no 1º cenário da espontânea, com 60,9%. Seus oponentes aparecem distantes nas seguintes colocações: Gilson Machado (PL) tem 2,5%, Daniel Coelho (PSD) aparece com 0,8%, Dani Portela (PSol), com 0,6% e Tecio Teles (Partido Novo), com 0,1%.
Pela margem de erro de 3,5 pontos percentuais, Gilson Machado, Daniel Coelho, Dani Portela e Tecio Teles estão empatados tecnicamente. Outros nomes mencionados espontaneamente somam apenas 0,5%. No total, 29,3% não sabem ou não responderam.
De acordo com a Resolução-TSE n.º 23.600/2019, a pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o n.º PE-04159/2024 para o cargo de Prefeito do Recife. O Instituto tem 23 anos de atuação nas áreas de pesquisa política, opinião e mercado.
Pesquisa estimulada
Na pesquisa estimulada, João Campos registra uma vantagem com 77,3% de intenções de votos.
Os demais candidatos e candidatas despontam com as seguintes colocações: Gilson Machado (5,4%), Daniel Coelho (3,9%), Dani Portela (1,8%), Tecio Teles (0,9%), Simone Fontana (0,4%), Victor Assis (0,3%) e Ludmila Outtes (0,1%).
Pela margem de erro, na estimulada, Gilson Machado e Daniel Coelho estão empatados tecnicamente em segundo lugar.
Porém, se a oscilação for para menos, Daniel Coelho está empatado tecnicamente com Dani Portela, Tecio Teles e até Simone Fontana. Victor Assis e Ludmila Outtes são os mais distantes da segunda colocação. Não souberam responder ou opinar 4% dos entrevistados. Já 6,1% responderam que votariam branco ou nulo.
Daniel Coelho tem a maior rejeição entre os candidatos
O Instituto Paraná Pesquisas também perguntou aos entrevistados sobre rejeição. Neste quesito, Daniel Coelho (PSD), aparece com a maior rejeição, isolando-se no 1º lugar com 34,6%.
Dani Portela aparece em segundo lugar com 26% de desaprovação, empatada tecnicamente com Gilson Machado (25,3%), Ludmila Outtes (23,5%) e Tecio Teles (23,1%).
Simone Fontana (18,3%) e Victor Assis (17,5%) aparecem empatados tecnicamente em terceiro lugar de rejeição. Já o prefeito João Campos tem a menor rejeição entre os postulantes ao cargo de prefeito: 5,9%
88,4% da população aprovam a gestão do prefeito João Campos
O levantamento analisou a percepção da população sobre a gestão do prefeito João Campos, fazendo a seguinte pergunta: A administração do prefeito do Recife, João Campos, está sendo ótima, boa, regular, ruim ou péssima?
No geral, 76,6% dos entrevistados avaliam a administração do prefeito de maneira positiva, sendo 38,1% a classificando como ótima e 38,5% como boa. Em contrapartida, apenas 2,9% consideram a gestão ruim e 2,5% a avaliam como péssima. Um total de 1,9% dos entrevistados não soube ou preferiu não opinar.
Quando os entrevistados são indagados se aprovam ou desaprovam a administração do prefeito do Recife, João Campos, os números são mais expressivos: 88,4% dos entrevistados aprovam o governo de João Campos, enquanto 8,8% desaprovam. Outros 2,9% não souberam ou não opinaram.
CEO do Instituto Paraná destaca favoritismo de João Campos na corrida eleitoral
A CEO do Instituto Paraná Pesquisas, Nair Quintanilha, comentou os dados da recente pesquisa sobre a corrida eleitoral no Recife, destacando o cenário favorável para o prefeito João Campos.
"Esses números mostram um favoritismo expressivo para João Campos na disputa pela reeleição. Com uma aprovação de 88% de seu governo, é natural que isso se reflita em uma alta intenção de voto, tornando o cenário eleitoral muito positivo para outubro", afirmou Nair.
Ela acrescentou que, mesmo com a pesquisa sendo um retrato momentâneo, é inegável que João Campos, neste momento, possui uma vantagem considerável sobre os demais concorrentes.
"Na pesquisa espontânea, os eleitores já mencionam o nome do prefeito de forma natural, e na estimulada, os números só crescem."
Segundo a CEO, o cenário atual aponta para uma dificuldade em que algum adversário leve a disputa para um segundo turno, mas destacou que ainda há tempo de campanha, com debates, entrevistas e possíveis novos fatos que possam alterar o panorama até as eleições.
Veja mais
Comentários