João Campos crava: PSB seguirá maior partido de Pernambuco em 2026
João Campos afirma que o PSB seguirá como maior partido de Pernambuco e projeta crescimento para 2026
Escute essa reportagem

O PSB seguirá liderando a política de Pernambuco nas próximas eleições. A afirmação é do prefeito do Recife e vice-presidente nacional da sigla, João Campos, durante o Congresso Regional do partido, realizado neste sábado (29) em São Lourenço da Mata. Diante da militância e de lideranças aliadas, ele garantiu que a legenda manterá sua posição de destaque no estado.
“Assim como foi o maior partido nas eleições de 2024 em Pernambuco, o PSB continuará sendo o maior partido do nosso estado, inclusive nas eleições de 2026”, cravou Campos. Ele também ressaltou a importância de fortalecer o grupo político. “Vamos reunir muita gente pelo caminho e fortalecer esse conjunto que está aqui, porque não adianta você crescer se seus amigos não acompanham esse crescimento.”
O evento reforçou a mobilização do PSB para os próximos desafios, com discursos que relembraram o legado do ex-governador Eduardo Campos e projetaram o futuro da sigla no estado.
O mote do congresso foi "Pernambuco se levanta e anda pra frente”, confirmando a decisão da legenda de focar na eleição estadual.

O prefeito do Recife fez questão de relembrar a parceria entre seu pai, Eduardo Campos, e o ex-prefeito de São Lourenço da Mata, Ettore Labanca. Para João Campos, o legado deixado por ambos serve de exemplo sobre a forma correta de fazer política, baseada no compromisso e no trabalho em prol da população.
“Pela memória de Ettore e de Eduardo, que a gente siga fazendo o que eles nos ensinaram, que é trabalhar, fazer o dever de casa bem feito e, principalmente, cuidar do povo que precisa. É estar na rua, é estar na periferia, é estar no rincão aonde ninguém chega. No tempo da bonança ou da dificuldade, nosso lado é no chão, é na poeira, é junto do povo”, disse João Campos.
O prefeito de São Lourenço da Mata, Vinicius Labanca (PSB), que recebeu o evento na cidade, destacou que a data marcou os seis anos da morte de seu pai, Ettore Labanca, lembrado como a maior liderança política local. Ele reforçou a necessidade de discutir o futuro de Pernambuco, mesmo em um período sem eleições.
“Ainda faltam um ano e três meses para irmos às urnas, mas não faltam um ano e três meses para a gente começar a conversar. Nós temos a oportunidade de renovar a esperança e os caminhos deste estado. Pernambuco nunca esteve tão precisado de uma liderança para governar nossos destinos. Que as mensagens ditas aqui hoje repercutam em todos os cantos do nosso estado”, declarou.
PARA MIGUEL COELHO, GOVERNO DE RAQUEL É DESCONECTADO DA REALIDADE
O presidente estadual do União Brasil, Miguel Coelho, criticou a gestão estadual e afirmou que Pernambuco tem hoje “um governo que parece que não se conecta com a realidade”. Para ele, a população busca renovação e vê “na capacidade e na força de trabalho” dessa “jovem liderança que aparece para o Brasil” a esperança “de um Pernambuco melhor”. Miguel, que já foi aliado da atual governadora Raquel Lyra, agora se posiciona na oposição a ela.
A vice-presidente nacional do Solidariedade para a Região Nordeste, Marília Arraes, também discursou, afirmando que este é “tempo de apontar para o futuro” e que “esse é o time que vai mudar Pernambuco e o Brasil”. Antes de 2022, Marília e João Campos estavam em lados opostos na política, mas agora caminham juntos no mesmo grupo.
O presidente estadual do MDB, Raul Henry, reforçou a longa aliança entre seu partido e o PSB. Ele enfatizou que, apesar de pressões para que o MDB mude de lado, a legenda permanecerá onde sempre esteve.
“Apesar de ter gente querendo que o MDB vá para o outro lado, o MDB vai ficar aqui, porque aqui é o nosso lugar, porque aqui é o lado certo da história”, declarou.
JOÃO CAMPOS COMO PRESIDENTE NACIONAL, META DO PSB DE PERNAMBUCO

Já o presidente estadual do PSB, deputado Sileno Guedes, destacou o congresso realizado em São Lourenço da Mata como parte de um movimento maior, que envolve aproximadamente 40 municípios pernambucanos. Ele declarou a disposição do partido em apoiar o nome de João Campos para presidir o PSB nacionalmente.
O encontro faz parte da preparação para o Congresso Estadual do PSB, que ocorrerá no Recife no dia 5 de abril, e para o Congresso Nacional, em Brasília, no final de maio. Neste último, João Campos será oficialmente escolhido como presidente nacional do partido.
“Assim como fizemos com Arraes e Eduardo, vamos emprestar ao Brasil o prefeito João Campos, como presidente nacional do PSB”, afirmou Guedes.
Também participaram do evento e reforçaram a importância da unidade partidária o deputado federal Pedro Campos (PSB), o deputado estadual Eriberto Filho (PSB), o vice-prefeito de São Lourenço da Mata, Lucca Labanca (PSB), o secretário do Republicanos em Pernambuco, Carlos Costa, e o presidente estadual do Agir, Fábio Bernardino.
O secretário-geral do PT, Sérgio Goiana, representou o senador Humberto Costa (PT) no encontro.
AFOGADOS DA INGAZEIRA É PRÓXIMO DESTINO
Neste domingo (30), Afogados da Ingazeira, no Sertão, também sediará um congresso regional. O encontro será às 9h, na Associação Atlética Banco do Brasil, com a presença de João Campos. Até segunda-feira (31), cerca de 40 cidades terão escolhido os membros dos diretórios e comissões executivas do PSB em Pernambuco.
Comentários