João Campos anuncia novos secretários para avançar na gestão do Recife
Reeleito com votação histórica, João Campos renova equipe para fortalecer a gestão municipal
Escute essa reportagem
Reeleito com a maior votação da história do Recife, o prefeito João Campos (PSB) decidiu imprimir um novo ritmo à sua gestão ao anunciar mudanças no secretariado. As alterações foram divulgadas nesta segunda-feira (23) e devem entrar em vigor a partir de janeiro. O próximo ano é considerado como a vitrine da gestão.
Mantendo o foco na continuidade de políticas públicas estratégicas, Luciana Albuquerque permanecerá à frente da Secretaria de Saúde, consolidando seu trabalho em uma área sensível para a população.
No entanto, novas caras ganham espaço: o ex-deputado federal Raul Henry assume a Secretaria de Relações Institucionais, enquanto Rafael Cunha liderará a pasta de Ciência e Tecnologia.
A vice-prefeita Isabella de Roldão também terá um novo desafio na próxima gestão, comandando a Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional.
Veja o perfil mais detalhado de cada um
Com um currículo robusto, Luciana Albuquerque é odontóloga, mestre em Saúde Pública pela Fiocruz e doutora em Saúde Internacional pela Universidade Nova de Lisboa. Além de sua atuação como secretária de Saúde do Recife, possui vasta experiência no setor público, incluindo cargos estratégicos no Governo de Pernambuco e na Secretaria Estadual de Saúde.
Raul Henry, economista e mestre em Gestão Pública, traz uma trajetória consolidada na política. Já foi vice-prefeito do Recife e secretário de Cultura, Turismo e Esportes, além de ter exercido mandatos como deputado estadual e federal.
As mudanças refletem o desejo de Campos de oxigenar a gestão, alinhando experiência e renovação para enfrentar os desafios do próximo mandato.
Raul Henry é economista com mestrado em Gestão Pública com foco em educação. Foi vice-prefeito e secretário de Cultura, Turismo e Esportes do Recife. Exerceu um mandato de deputado estadual e três de deputado federal. Tanto na Assembleia Legislativa de Pernambuco, quanto na Câmara dos Deputados, foi membro titular da Comissão de Educação.
No Governo de Pernambuco, Raul Henry ocupou diversas posições de destaque, incluindo as secretarias de Educação e Cultura, Planejamento e Desenvolvimento Econômico.
Durante o período de 2014 a 2018, exerceu o cargo de vice-governador do estado, consolidando sua trajetória política e administrativa. Além disso, foi membro do Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e do Conselho Nacional de Educação, áreas em que deixou sua marca como defensor de políticas culturais e educacionais. Atualmente, atua como consultor especializado em educação.
Rafael Cunha, por sua vez, possui uma carreira sólida no serviço público federal, integrando o Ministério da Gestão e Inovação. Com formação em Tecnologia da Informação, é pós-graduado em Políticas Públicas de Ciência, Tecnologia e Inovação pela Escola Nacional de Administração Pública.
Desde 2008, Rafael acumula experiências em ministérios, organizações militares, fundações e entidades reguladoras. Seu trabalho foi reconhecido com o Prêmio Valuable Young Leader, pela Harvard Business Review, em 2018, e o Prêmio de Inovação da Escola Nacional de Administração Pública, em 2022.
Já Isabella de Roldão, vice-prefeita do Recife e figura de destaque na política local, tem formação diversificada, com graduação e pós-graduação em Direito e Nutrição, além de formação técnica em magistério.
Sua trajetória inclui experiências como professora, conciliadora e advogada, além de ter sido a primeira mulher a ocupar o cargo de vice-prefeita do Recife. Isabella também foi vereadora, secretária de Habitação da capital e presidente da Ação da Mulher Trabalhista (AMT).
Nomes de extrema confiança
As mudanças no secretariado vêm acompanhadas de outros anúncios feitos pelo prefeito João Campos, que já havia confirmado ontem os nomes de Fred Amâncio (Educação), Pâmela Alves (Assistência Social e Combate à Fome) e Gilberto Prazeres (Imprensa), reforçando seu compromisso com a renovação e a eficiência na gestão municipal.
.
Comentários