X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Política

Gestão de Lupércio trabalhou 20 anos em oito, diz Mirella Almeida (PSD)

Em entrevista à TV Tribuna/Band, a candidata à Prefeitura de Olinda explica porque associa Vinicius Castello a um retrocesso


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Gestão de Lupércio trabalhou 20 anos em oito, diz Mirella Almeida (PSD)
Ela também falou sobre violação de túmulo, falta de pagamento de cachês de artistas, e eternos buracos na segunda perimetral. |  Foto: Divulgação

Em uma entrevista exclusiva à TV Tribuna/Band, Mirella Almeida (PSD), candidata à Prefeitura de Olinda, traçou um cenário otimista sobre os avanços de sua gestão e desafiou o rival Vinícius Castello (PT), afirmando que sua vitória representaria um retrocesso.

Mirella, que recebe o apoio do atual prefeito, Professor Lupércio (PSD), destacou conquistas significativas em educação e saúde, mencionando que o número de vagas em creches dobrou e a cobertura da saúde básica subiu de 43% para quase 80%.

Ela também falou sobre as frequentens violações de túmulo, falta de pagamento de cachês de artistas, e eternos buracos na segunda perimetral. A sabatina foi realizada pelo diretor de Jornalismo da TV Tribuna/Band, Fernando Rêgo Barros, e pelo apresentador do Jornal da Tribuna 1º, Edição Moab Augusto. Durante a conversa, ela vestiu a camisa de Lupércio e disse: "a governadora tem sido um braço forte aqui".

Ao criticar administrações passadas do PCdoB, a candidata ressaltou que a gestão da qual participou trabalhou por oito anos para transformar a cidade, e defendeu que sua candidatura representa um projeto de futuro com foco em geração de emprego e melhorias em infraestrutura. Ela também abordou os desafios do segundo turno, afirmando que a escuta ativa da população será fundamental para seu sucesso.

Associar imagem de Viniciu a antigos prefeitos é discurso usado como trunfo

A candidata à Prefeitura de Olinda diz que a eventual vitória de Vinicius Castello (PT) é o mesmo que trazer Olinda para o passado. Ela faz uma ligação do candidato, que concorre ao pleito pela primeira vez, com lideranças do PCdoB como Renildo Calheiros e Luciana Santos, cada um com dois mandatos. 

Mirella Almeida atrelou Vinicius aos ex-prefeitos Renildo Calheiros e Luciana Queiroz, mas citou que a atual gestão tem recebido apoio do governo federal. Ao ser questionada pelo apresentador Moab Augusto sobre o que exatamente representa esse “passado” que ela rejeita, levando em conta que ela também representa uma gestão de dois mandatos, Mirella responde.

“Quando a gente chegou, em 2017, só existiam 750 vagas para as creches, para essa primeira infância, que é uma educação primordial, para a gente conseguir avançar em outros números.”

Ela destacou que, desde então, o número de vagas para creches mais que dobrou. A candidata também mencionou avanços expressivos na área da saúde, afirmando: “A saúde básica do município tinha uma cobertura de apenas 43%, e hoje a gente está em quase 80%.”

Para ela, as administrações passadas de Renildo e Luciana deixaram a cidade em situação de abandono e descaso. “É um passado de pessoas que já passaram por Olinda, já tiveram a sua oportunidade de fazer por Olinda, mas que não o fizeram”, ressaltou.

Em resposta à provocação sobre como a gestão de Lupércio, que também completará dois mandatos, se diferenciaria desses ciclos políticos anteriores, Mirella defendeu as gestões que participou “trabalhou 20 anos em oito”. Segundo a candidata, a atual administração conseguiu elevar indicadores e fazer com que a cidade progredisse de forma consistente.

Mirella Almeida afirmou ainda que sua candidatura representa um projeto de futuro para Olinda, com foco na atração de novos empreendimentos, geração de emprego e renda, e melhorias em saúde, educação, infraestrutura e segurança.

“Quando eu falo de atraso, os números mostram, por si só, o quanto a gente precisou avançar nesses oito anos”, concluiu. Apesar das conquistas, a candidata reconheceu que ainda há desafios a serem superados: “Com muito pé no chão, sabemos que tem muita coisa a ser resolvida.”

"Não fui surpreendida", diz ao ser questionada sobre ter ficado em segundo lugar em votação

Imagem ilustrativa da imagem Gestão de Lupércio trabalhou 20 anos em oito, diz Mirella Almeida (PSD)
Mirella abordou sua estratégia e os desafios que encara nesta nova fase da campanha |  Foto: Reprodução da TV Tribuna

Mirella abordou sua estratégia e os desafios que encara nesta nova fase da campanha.. Ela foi indagada se ficou surpresa ao aparecer em segundo lugar no número de votos, abaixo de Vinícius e diferente do que mostravam as pesquisas.

“Na verdade, não fui surpreendida. A gente vem trabalhando com muita tranquilidade desde o primeiro turno, elencando todos os cenários possíveis de acontecer”, minimizou.

Mirella, que destacou a importância de um trabalho constante e focado nas demandas da população. Ela enfatizou que sua abordagem à gestão pública não deve ser encarada como uma aventura passageira, mas sim como um compromisso sério com as necessidades da cidade.

“Olinda está aí, cheia de demandas, cheia de desafios e a gente precisa compreendê-los e saber como resolver,” acrescentou. A candidata enfatizou que o principal desafio neste segundo turno será manter o diálogo com a população e continuar apresentando propostas concretas.

Ao ser questionada sobre a situação das agremiações de carnaval, em que alguns blocos, como o Elefante de Olinda, ainda não receberam o pagamento referente ao último Carnaval, Mirella explicou: “Olha, já foi pago 90% desse Carnaval, desses cachês, incluindo toda essa questão, mas tem uma última parcela aí que até os próximos meses está sendo quitada”, sem especificar o prazo específico.

Ela reconheceu a importância do Elefante, que possui 72 anos de história, e reafirmou que a administração prioriza o artista local. “Creio que esteja dentro dessa última parcela. A agremiação elefante é uma das mais importantes da nossa cidade, emblemática e conta a história do nosso Carnaval também,” ressaltou.

Mirella Almeida assegurou que a administração está atenta ao calendário de pagamentos e que todas as partes envolvidas foram informadas sobre o andamento do processo. “Então, existe o calendário de pagamento e tem parte de pagamento para ser finalizado ainda.”

Violação de túmulos nos cemitérios

Em entrevista, a candidata à Prefeitura de Olinda foi questionada pelo diretor de jornalismo da TV Tribuna/Band, Fernando Rêgo Barros, sobre a conservação dos cemitérios e frequente violação de túmulos, especialmente no de Guadalupe, um sofrimento a mais para quem já está de luto.

Em resposta, Mirella tratou o tema abordado como um um desafio. “Sim, Fernando, e é verdade, a gente precisa reconhecer os desafios da nossa cidade e falar de como é que a gente vai resolver eles, né? Então, por mais que aconteçam algumas intervenções pontuais na questão do cemitério, a gente vai fazer uma grande obra nos dois cemitérios de requalificação e reestruturação dos mesmos.”

A candidata destacou que o objetivo é proporcionar dignidade às famílias enlutadas. “A gente sabe da necessidade e para que as famílias, enlutadas, para que as pessoas que precisem tenham mais dignidade mesmo na hora de dar um adeus ao seu ente querido. Então, dentro dessa proposta, a gente vai fazer toda uma revitalização dos dois cemitérios”, afirmou.

Sobre as denúncias de violação de túmulos no Cemitério de Guadalupe, ela falou. “Todas essas questões de denúncias que chegam a gente trabalha formalmente, né, inclusive junto com os órgãos competentes para que a gente consiga avançar nesse sentido. Mas do ponto de vista de gestão mesmo a gente vai atuar nessa reestruturação.”

“Governadora tem sido um braço forte aqui”, frisa candidata

Imagem ilustrativa da imagem Gestão de Lupércio trabalhou 20 anos em oito, diz Mirella Almeida (PSD)
Segundo Mirella, o governo de Raquel já investiu R$ 1 bilhão em obras na cidade de Olinda |  Foto: Reprodução da TV Tribuna/Band

Durante uma entrevista, Mirella Almeida, que conta com o apoio da governadora Raquel Lyra (PSDB), foi questionada sobre sua rede de apoio para o segundo turno das eleições. A pergunta abordou a influência do atual vice-prefeito, Márcio Botelho, que declarou apoio ao candidato da oposição, Vinícius Castelo, e a falta de posicionamento de Izabel Urquiza em relação ao seu apoio.

Em resposta, Mirella destacou que sua articulação com líderes políticos tem sido intensa, com diálogos com deputados estaduais, federais e senadores. “A gente tem conversado bastante e se articulado com deputados estaduais, federais e senadores. Temos buscado apoio nos ministérios e na própria governadora, que tem sido um braço forte aqui, realizando um grande investimento de um bilhão em obras por toda a Olinda.”

Ao ser questionada sobre a falta de aceno da candidata Izabel Urquiza (PL) à sua candidatura e ser indagada se iria procurar lideranças que ainda não se posicionaram, Mirella respondeu.

“Quero dizer que o apoio mais importante para mim nesse contexto é o apoio do povo de Olinda. Esse apoio, que eu busco incansavelmente nas ruas todos os dias, é fundamental. Quem mora, vive e trabalha em Olinda vai estar aqui todos os dias, vivendo as alegrias e as dificuldades da cidade.”

Mirella reforçou sua determinação em trabalhar em prol da comunidade e destacou a importância de buscar parcerias com o governo federal e estadual, dado o desafio da arrecadação municipal.

“Essa vitória não é minha, será do povo de Olinda, que realmente busca alguém disposto a trabalhar. Sabemos dos desafios da cidade e que quem vai gerir a prefeitura é a prefeita que está aqui, buscando apoio no governo federal e estadual, porque isso é imprescindível. Precisamos dessas articulações e investimentos externos, além de parcerias para alavancar geração de emprego e renda.”

Os eternos transtornos da segunda perimetral de Olinda: "a licitação está prestes a ser concluída"

A candidata também falou sobre a questão da segunda perimetral da cidade, a Avenida Senador Nilo Coelho, crucial para a ligação entre a PE-15 e a Avenida Beberibe, o Recife e Olinda. Durante a sabatina, a candidata foi questionada sobre o estado crítico da avenida, que apresenta inúmeros buracos, e a falta de ação do governo do estado durante os dois mandatos do prefeito Lupércio, do qual ela fez parte.

Mirella Almeida falou sobre os desafios burocráticos enfrentados no setor público, destacando que isso impacta diretamente a agilidade na execução de obras. “Infelizmente, o serviço público ainda demanda uma burocracia muito grande. Por isso, precisamos trabalhar na modernização e na eficiência do serviço público, o que também faz parte do meu plano de governo. Isso nos permitirá avançar com essa parte mais burocrática de forma mais rápida e ágil.”

A candidata também trouxe informações atualizadas sobre o andamento da obra. “A licitação (da segunda perimetral) está prestes a ser concluída, com a assinatura do contrato, o que permitirá o avanço das obras.”

Além disso, Mirella mencionou outras vias importantes que interagem com a perimetral, como a Rua Lígia Gomes, que já iniciou as obras de requalificação. “Essa via é fundamental para ligar os moradores do alto da zona rural à perimetral. Além disso, a Costa Azevedo, que é uma via do município e também próxima à perimetral, já está em fase de licitação.”

A candidata expressou otimismo sobre o futuro das obras, prevendo que, até o final do ano, as melhorias estarão em pleno andamento. “Essas são algumas das demandas administrativas que estamos tratando, e creio que até o final do ano já estaremos com as obras tocando a todo vapor.”

Criação de centro multidisciplinar é "menina dos olhos" da candidata

A candidata à Prefeitura de Olinda reafirmou suas propostas de assistência a pessoas com deficiência e outras necessidades especiais para o segundo turno das eleições. A candidata foi questionada sobre como pretende viabilizar novos centros de atendimento e quantos profissionais seriam contratados para essa causa.

Mirella Almeida respondeu com entusiasmo, considerando a criação de um centro multidisciplinar como uma das prioridades de seu plano de governo. “Esse centro, inclusive, eu costumo dizer que é a menina dos meus olhos nesse plano de governo, porque é uma situação, uma demanda existente, é fato e é real e a gente precisa trabalhar políticas públicas para essa população como um todo. Não adianta só a gente trabalhar a criança atípica se a gente não tiver a noção que essa criança cresce e vira um adolescente, vira um adulto e a gente precisa dar oportunidade. E também acolher a família, que é um ponto fundamental.”

A candidata detalhou que o centro será um espaço dedicado a terapias, esporte, educação e capacitação, e funcionará em parceria com instituições de ensino locais e o governo do estado.

“Então esse centro multidisciplinar vai ser uma parceria tanto com as faculdades existentes dentro do município, para que a gente consiga atrair novos profissionais, também com o governo do estado, para a gente fazer todo esse acolhimento das famílias, das mães e dos pais, um acolhimento psicosocial e que a gente consiga compreender que não há limitações, que a gente precisa dar oportunidades para as pessoas atípicas, para as pessoas com deficiências como um todo.”

Mirella explicou que atualmente existem dois núcleos integrados para crianças com atipicidade até 10 anos e que o novo centro ampliará o atendimento para adultos. “Hoje nós já temos dois núcleos integrados para as pessoas com atipicidade, para as crianças, na verdade, até 10 anos. Então, a partir daí o centro vai começar a atender até os adultos também, a partir dessa idade o centro começa a atender e a gente quer inclusive fazer um grande trabalho, um grande censo para entender qual é o número de pessoas atípicas dentro do município, pessoas com TEA e também pessoas com deficiências no geral.”

Ela enfatizou a importância de democratizar o acesso às terapias, buscando atender a população de áreas como Rio Doce e Zona 10. “Então, a gente ainda não tem um número pré-estabelecido, mas a gente quer que seja num formato que a gente consiga alcançar as pessoas que estão no aula, as pessoas que vêm do Rio Doce, da Zona 10, da Zona 100, enfim, que a gente consiga alcançar todo mundo num único centro, mas garantindo esse atendimento, garantindo esse acesso e democratizando, na verdade, esse acesso a essas terapias que são tão importantes.”

"Eu sei fazer', garante Mirella nas considerações finais

Mirella Almeida aproveitou a oportunidade para falar sobre sua visão de futuro para Olinda. “Olha, gente, eu reforço que a Olinda não quer voltar a um passado de abandono, que a gente quer andar para frente, que a gente quer seguir com novas propostas, com pessoas que realmente sabem fazer e eu sei fazer e Olinda precisa de uma prefeita de verdade, uma prefeita que entenda os desafios da nossa cidade e que saiba como resolvê-los, que saiba em que porta bater para buscar mais recursos, mas sobretudo que tenha muita dedicação, muito comprometimento em trabalhar pela população de Olinda.”

A candidata expressou seu desejo de que todos se unam em torno de uma Olinda que cria e gera oportunidades.

“Eu quero trabalhar por você, por todos vocês, gerando oportunidades, gerando emprego, gerando renda, melhorando a educação, a saúde, infraestrutura de qualidade, trabalhando segurança também. A gente não quer deixar ninguém de lado, a gente quer todo mundo ao nosso lado, mães, pais, famílias da nossa cidade, juntos, para que a gente conheça, para que a gente faça Olinda ser conhecida por uma cidade que cria oportunidades, que gera oportunidades e que faz mais pela população.”

“A gente já avançou em vários temas, mas com muito pé no chão a gente sabe que tem muita coisa ainda a ser feita, por isso que eu quero ser a prefeita de vocês e eu peço esse voto de confiança. Vamos embora junto com o Mirella.”

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: