Frente Popular mostra força: João Campos é confirmado como candidato à reeleição
Lideranças políticas celebram a gestão do prefeito e criticam a oposição
Escute essa reportagem
O prefeito João Campos (PSB) chegou à convenção da Frente Popular, programada para este domingo (4), carregado nos braços, em meio a uma multidão que se reunia no Clube Português, no bairro das Graças, Zona Norte da Capital.
O ato político foi prestigiado pelo vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB) e várias lideranças políticas de peso nacional.
“Cumprimento, João, pela grande frente política que você lidera, mostrando a capacidade de diálogo e de união para servir melhor a nossa população. Fico muito feliz por trazer aqui o meu abraço, desejando uma belíssima campanha que começa com a festa do povo, junto com as pessoas. Há grandes homens que, perto deles, a gente se sente pequeno. Mas o verdadeiro grande homem é aquele que, junto a ele, a gente pode se sentir grande”, disse Alckmin.
João Campos estava de camisa branca e calça jeans, bem como o candidato a vice Victor Marques (PCdoB) e outras lideranças políticas.
Embora seja favorito e com chances de vencer no primeiro turno, segundo pesquisas de opinião, João Campos pediu que ninguém usasse salto alto.
“Não deve haver salto alto nesta campanha. Vamos trabalhar, vamos para as ruas. Vai chegar muita gente com discurso fácil (nesta eleição). Queria saber onde estavam essas pessoas nos dias de chuva, quando eu estava botando a cara. Eu quero saber, onde estavam quando a gente inaugurou cinco unidades de saúde numa manhã. Eu sei onde eu estava”, alfinetou.
Prefeito acredita que diversão e trabalho caminham juntos
Em resposta aos ataques da oposição, retrucou: “Eu sei onde eu estava todos esses dias. Muita gente diz que João parece que fica brincando, se diverte, faz dancinha. Mas porque sou um cara realizado e apaixonado pelo que faço. Faço me divertindo, com responsabilidade e alegria. Aprendi com a minha mãe a fazer as coisas com o coração, com gosto e educação”, acrescentou.
João Campos fez um breve resumo de sua história, lembrando que já acompanhava o pai (Eduardo Campos) quando ele fazia discursos na chamada tribuna 40, um caixote de madeira, na disputa pelo governo do estado em 2006. Ele fez críticas indiretas ao governo de Raquel Lyra, questionada pelos opositores por criar arestas demais e não ser aberta ao diálogo.
“Não adianta conversa bonita se não tiver a capacidade de botar para moer, criar um time como o que está aqui hoje. Lembro quando a tribuna 40 andava por Pernambuco com um caixote de madeira pequeno para conversar com as pessoas. Tive a oportunidade de começar minha campanha para deputado assim. Lá na feira, me apresentava, ouvia e falava”, declarou o prefeito.
O prefeito candidato à reeleição acrescentou: “Não tem sapato alto nessa eleição. Eleição se ganha na rua, fazendo o dever de casa. Estou aqui para ouvir cobrança, reclamação e agradecimento. Esse time sabe ganhar eleição, uma frente que já mostrou que sabe fazer”, discursou.
Decoração com espaços instagramáveis
Havia totens do prefeito diferentes e espalhados em todos os lugares para que as pessoas pudessem fazer fotos. O próprio slogan da campanha veio das redes sociais do gestor: "João Campos, meu prefeito", frase repetida pelos internautas que o seguem.
Bonecos de espuma dançando passinhos de brega funk e orquestra de frevo também fizeram parte da convenção, que confirma João Campos como candidato à reeleição. Foi um evento pensado para ser instagramável, com direito aos tradicionais banners e muitas bandeiras.
Luciana Santos diz que prefeito faz jus à história da Frente Popular
O evento foi prestigiado por ministros de estado, como Luciana Santos (Ciência e Tecnologia) e Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos). Ao todo, 12 partidos integram a Frente Popular em 2024.
“Essa é a Frente Popular de Arraes e de Pelópidas Silveira e você [João] fez esse jus a esse legado e superou todas as expectativas. É um prefeito arretado e que cuida das pessoas. Por isso que, mais uma vez, você está constituindo uma grande frente ampla que marca a história da frente popular do Recife”, declarou Luciana Santos (PCdoB).
“Há quatro anos, quando disputamos a eleição num momento duro, difícil, diziam que era muito cedo para que você fosse candidato. Hoje, você não é mais o filho da esperança. É a própria esperança e o melhor prefeito da história do Recife”, acrescentou Silvio Costa (Republicanos).
Presidente da Assembleia Legislativa ataca discurso da oposição
A senadora Teresa Leitão e o senador Humberto Costa (ambos do PT) marcaram presença, bem como o presidente da Assembleia Legislativa, Álvaro Porto (PSDB).
“Neste sábado (3), em uma convenção, disseram que iam incomodar e fazer raiva. Isso aí a gente sabe. Eles estão incomodando e fazendo raiva ao povo de Pernambuco com um governo do estado que não faz entregas”, declarou, Álvaro Porto, referindo-se à discursos feitos no palanque de Daniel Coelho, candidato de Raquel à Prefeitura do Recife.
Entre os presentes, ainda estavam o ex-prefeito do Recife Geraldo Julio, a ex-deputada federal Marília Arraes (Solidariedade), que já foi adversária de João Campos, e o ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (União). Miguel apoiou a candidatura de Raquel Lyra em 2022, mas os dois romperam
“Você é uma revelação não só pelo nome que carrega, mas pela liderança, pelo talento, pela habilidade e competência que já demonstrou na capital”, disse Miguel Coelho, filho do ex-senador Fernando Bezerra Coelho.
Geraldo Julio, que vem tendo uma vida pública discreta desde a saída da prefeitura, também criticou os adversários de João Campos, que alegam que o gestor mascara a realidade do Recife com ajuda das redes sociais.
“João faz a gente querer chegar no futuro logo. Aqui não tem salto alto. Essa é a campanha que mais vai trabalhar, como sempre fizemos, com proximidade com a população”, afirmou.
O deputado federal Pedro Campos (PSB), irmão do prefeito, também falou sobre a trajetória do irmão e de seu governo.
"A gente tem que viver sempre no hoje. Você chegou e viveu com esse time um dia de cada vez. Você, junto com esse time, saiu de casa cedo todos os dias para trabalhar, para enfrentar e vencer a pobreza, vencer a desigualdade e a injustiças que existem no Recife e você vai continuar contando conosco. A gente vai vencer, vai vencer hoje e amanhã, depois de amanhã, e vai vencer", declarou Pedro Campos.
Comentários