X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Política

Em Brasília, Raquel Lyra destaca avanços da política habitacional em Pernambuco

Segundo governadora, por meio do Morar Bem, já foram entregues 696 unidades habitacionais


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Em Brasília, Raquel Lyra destaca avanços da política habitacional em Pernambuco
Ao lado do ministro Jader Filho, governadora Raquel Lyra falou sobre as parcerias entre o Estado e o Governo Federal |  Foto: Marcelo Camará/Divulgação.

Na cerimônia de apresentação do programa Minha Casa Minha Vida Cidades, realizada nesta quarta-feira (13) em Brasília, a governadora Raquel Lyra (PSDB) aproveitou a ocasião para falar sobre as iniciativas implementadas pelo Morar Bem PE, a política habitacional do Estado. 

Ao lado do ministro das Cidades e anfitrião do evento, Jader Filho (MDB), a gestora enfatizou a relevância da ação por parte do governo federal e expressou sua gratidão pela parceria visando ampliar o acesso à moradia própria para os pernambucanos.

Por meio do Morar Bem, já foram entregues 696 unidades habitacionais e 3.922 títulos de propriedade. Já na modalidade Entrada Garantida, que concede subsídio de até R$ 20 mil na entrada do imóvel, o Estado conta com 30 mil inscritos.

"Temos trabalhado com uma política habitacional ampla com o Morar Bem PE. Nestes 12 meses, já realizamos a entrega de 696 unidades habitacionais. Também conseguimos mais de 10 mil casas do Minha Casa Minha Vida faixa 1. Já temos 30 mil inscritos no Entrada Garantida e entregamos 3.922 títulos de propriedade”, disse a governadora.

De acordo com Raquel, a construção civil é a indústria que retoma empregos de forma mais rápida. “Sem dúvidas, precisamos alavancar recursos, movimentar a construção civil, que é a indústria que retoma empregos mais rápido no nosso Estado. Agradeço ao Ministério das Cidades e ao presidente Lula pelas parcerias que estamos conseguindo fazer para avançar ainda mais", ressaltou Raquel Lyra.

O ministro das Cidades, Jader Filho, reforçou a parceria com o Governo do Estado para ampliar o benefício do programa.

"O que permite que mais famílias tenham acesso ao programa é a união com os estados. Por isso, agradeço a presença da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, que vem fazendo esforços junto aos municípios para ampliar os financiamentos pelo Minha Casa Minha Vida. No início do ano, nossa meta era de 375 mil unidades financiadas e já chegamos a 500 mil por todo o País", afirmou.

Como será o Minha Casa, Minha Vida Cidades?

O programa Minha Casa, Minha Vida Cidades tem o objetivo de proporcionar contrapartidas da União ou de estados, municípios e do Distrito Federal para operações de financiamento habitacional.

Este programa utilizará recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e destina-se a famílias com renda mensal de até R$ 8.000,00. Detalhes sobre as diretrizes do programa estão disponíveis na Portaria MCID nº 1.295, publicada no Diário Oficial da União (DOU).

O Minha Casa, Minha Vida Cidades apresenta três modalidades distintas:

1 - MCMV Cidades-Emendas: Destinado a recursos provenientes do Orçamento Geral da União, alocados por meio de emendas parlamentares.

2 - MCMV Cidades-Contrapartidas: Dirigido a recursos originados no orçamento do Ente Público subnacional.

3 - MCMV Cidades-Terrenos: Relativo a situações em que ocorre a doação de terreno pelo Ente Público subnacional.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: