X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Política

Conversa do presidente da Alepe vaza com críticas a discurso da governadora

Fato aconteceu nesta quinta-feira, na abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) em 2024


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Conversa do presidente da Alepe vaza com críticas a discurso da governadora
|  Foto: Reprodução/TV Alepe

Na abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) em 2024, a governadora Raquel Lyra discursou na tribuna da casa, fazendo um balanço da gestão e ainda falou em retomar o diálogo com o Poder Legislativo. Mas, logo depois, o presidente da Alepe, Álvaro Porto, conversava na mesa diretora e o áudio vazou na TV Alepe. Ele disse (usando um palavrão) que não entendia nada do que ela tinha dito e queria saber de qual Estado a governadora estava se referindo no balanço positivo de 2023. O vazamento aumentou ainda mais o clima de mal-estar entre os poderes.

Tanto que, durante o dia, a governadora divulgou nota repudiando a atitude do presidente da casa. Segue a nota na íntegra:

“Avalio que é algo lamentável a ser dito pelo presidente de um Poder. Fiz questão de estar na Assembleia, com todo o meu time de governo, para agradecer a Assembleia Legislativa pelo ano que passou porque aprovamos, com muito diálogo, de maneira conjunta, os projetos enviados. É um ato lamentável de violência política o que se passou, às vezes é em gestos, em atitudes, em ações e hoje foi em voz. Lamento porque isso não está à altura do que Pernambuco representa, um diálogo fora de propósito, e revela o que uma mulher sofre nos espaços de poder. Não baixo a cabeça pelas adversidades que se colocam, tudo que eu gostaria é que possamos ser respeitados pelos cargos que ocupamos e que a população possa nos julgar pelas ações do nosso governo”.

Depois da repercussão negativa e da resposta da governadora, Álvaro Porto soltou a seguinte nota de esclarecimento:

“O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto, esclarece que usou uma expressão não condizente com o contexto e local ao avaliar o discurso da governadora Raquel Lyra após a sessão de abertura dos trabalhos legislativos de 2024. Todavia, mesmo admitindo que não deveria ter usado a palavra que usou, reafirma que considera o teor do discurso desconectado com a realidade vivida em Pernambuco. E acrescenta que sua reação é fruto de indignação em relação à falta de resultados do governo em questões sérias como saúde e segurança, por exemplo. Afirma ainda ter o direito e o dever de avaliar e criticar discursos que não correspondam à realidade observada. Por fim, enfatiza que em nenhum momento fez referência à pessoa da governadora, mas ao discurso proferido por ela e que o áudio que acabou vazado do canal de transmissão do evento, aconteceu durante conversa informal, já no final na sessão”.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: