“Chega de inércia diante da violência”, diz prefeito de São Lourenço após tiroteio
De janeiro a setembro de 2025, a média de mortes violentas por mês é de 5 ou 6 pessoas

O prefeito de São Lourenço da Mata, Vinícius Labanca, fez um desabafo nas redes sociais após um tiroteio dentro do supermercado Atacarejo, na noite desta última quarta-feira (8), que causou pânico entre clientes e terminou na morte de um homem. Por mês, 5 ou 6 pessoas são vítimas de mortes violentas na cidade por mês. De janeiro a setembro deste ano, foram 49, 14 estupros e 322 casos de violência doméstica.
“São Lourenço da Mata está vivendo dias difíceis. A violência tomou conta dos quatro cantos da cidade, e o sentimento que domina o povo é o medo. Não sei mais a quem recorrer”, escreveu Labanca, cobrando providências do Governo do Estado.
O gestor criticou a ausência de ações concretas da Secretaria de Defesa Social (SDS) e reclamou da falta de estrutura policial no município.
“Tentaram tirar o nosso batalhão, o 20º segue sem reforma, a delegacia não funciona 24 horas e, na prática, não temos uma estrutura mínima de segurança. O crime avança, e o Estado permanece inerte”, disse.
Tiroteio no estacionamento

Os disparos aconteceram no estacionamento do supermercado Atacarejo, em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife.
De acordo com a polícia, Igor Gonçalves da Silva Rego, de 34 anos, saía do local com a esposa quando dois suspeitos em uma moto atiraram contra o casal.
Imagens enviadas à TV Tribuna PE mostram Igor caído no chão e a mulher baleada. Dois policiais militares à paisana, que estavam dentro da loja, reagiram e trocaram tiros com os criminosos. O condutor da moto conseguiu fugir, mas o garupa, Anderson Souza de Oliveira, de 19 anos, foi atingido na perna e preso em flagrante.
A mulher de Igor, de 24 anos, levou três tiros na perna e segue internada no Hospital da Restauração, no Recife. O nome dela não foi divulgado por segurança.
Vítima já havia sofrido tentativa de homicídio
Igor foi atingido por vários disparos e morreu no local. Segundo a polícia, ele era ex-presidiário e respondia por tráfico e associação criminosa. No último dia 16 de setembro, já havia sofrido uma tentativa de homicídio. A investigação apura se o suspeito preso também participou do atentado anterior.
A pistola usada no crime foi apreendida. Anderson passou por audiência de custódia nesta quinta-feira (9) e preferiu não falar com a imprensa.
Cidade entre as mais violentas do país
Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2025, São Lourenço da Mata está entre as dez cidades mais violentas do Brasil. No desabafo, o prefeito afirmou que já encaminhou nove ofícios solicitando reforço policial e denunciou a “omissão diante do sofrimento do povo”.
“O que mais precisa acontecer para que o Estado olhe por nós? Chega! São Lourenço da Mata pede socorro!”, concluiu Labanca.
Veja a nota na íntegra do prefeito Vinicius Labanca

Comentários