X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Política

“Celebramos hoje essa conquista da água do São Francisco”, diz Raquel Lyra

Governadora assina ordem de serviço de mais um trecho da Adutora do Agreste


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem “Celebramos hoje essa conquista da água do São Francisco”, diz Raquel Lyra
A gestora esteve presente em Caruaru para supervisionar a operação que começou no início desta semana |  Foto: Janaína Pepeu/Secom

A governadora Raquel Lyra (PSDB) assinou, neste sábado (16), a ordem de serviço para mais um trecho da Adutora do Agreste, que terá uma extensão total de 28 km, conectando Caruaru a Gravatá e beneficiando também o município de Bezerros.

Acompanhada pela vice-governadora Priscila Krause, a gestora esteve presente em Caruaru para supervisionar a operação que começou no início desta semana, levando água da Transposição do Rio São Francisco para a cidade por meio da Adutora.

Buscamos a parceria com o governo federal para atrair recursos e construir as parcerias necessárias, colocando como uma das prioridades a Adutora do Agreste. Celebramos hoje essa conquista da água do São Francisco mudando para melhor a vida dos moradores do Agreste, além da garantia da ordem de serviço para a continuidade da chegada da água em outras cidades Raquel Lyra, Governadora de Pernambuco

"Esse é um sonho que dura 28 anos. O volume de água já começa a chegar nesse momento e nós vamos, gradativamente, aumentar a vazão. É um teste delicado, que precisa ser feito aos poucos. Isso é um fato que muda a história do nosso povo", frisou o secretário de Recursos Hídricos e Saneamento, Almir Cirilo.

Imagem ilustrativa da imagem “Celebramos hoje essa conquista da água do São Francisco”, diz Raquel Lyra
A chegada da água vai melhorar, de imediato, a qualidade de vida de 30 mil pessoas |  Foto: Janaína Pepeu/Secom

Com a chegada da água a Caruaru, a expectativa é que, até o final deste mês e início de janeiro, o município receba um aporte de 100 litros por segundo do Rio São Francisco. A medida visa eliminar o rodízio nos bairros Santa Rosa, Indianópolis e Inocoop, proporcionando uma melhoria na qualidade de vida de aproximadamente 30 mil residentes.

As iniciativas do Governo do Estado para assegurar a segurança hídrica não se restringem à Capital do Agreste.

Nesse primeiro instante são 30 mil pessoas beneficiadas em três bairros de Caruaru, mas isso é só a partida. A gente tem uma série de obras e intervenções, derivações a partir do eixo principal da Adutora, que vão beneficiar outros municípios do Agreste pernambucano Alex Campos, presidente da Compesa

No último domingo (10), foi registrado o primeiro fluxo de água proveniente da Transposição em Caruaru. O volume de 50 litros por segundo percorreu o Estado até chegar à Estação de Tratamento de Água (ETA) Petrópolis. Essa ação integra a fase de testes do novo trecho da Adutora do Agreste, destinado inicialmente a seis municípios.

O abastecimento beneficiará Caruaru pela primeira vez e reforçará as reservas de Pesqueira, Alagoinha, Sanharó, Belo Jardim e Tacaimbó, que já recebem água por meio da integração com a Adutora do Moxotó, em Sertânia, no Sertão. Em etapas subsequentes, São Caetano e São Bento do Una também serão contemplados.

Três obras de impacto

Imagem ilustrativa da imagem “Celebramos hoje essa conquista da água do São Francisco”, diz Raquel Lyra
Prefeito de Caruaru, o mais alto da foto, disse que parcerias leva cidadania ao povo |  Foto: Janaína Pepeu/Secom

Junto com a conclusão da Adutora do Alto Capibaribe e da Adutora do Serro Azul, estas três obras de grande porte transformarão a realidade do Agreste quando estiverem plenamente operacionais. A região enfrenta a menor disponibilidade hídrica per capita do país.

Em parceria, estamos levando ainda mais cidadania ao povo que merece e precisa. O final de 2023 ficará marcado por uma grande entrega de mais acesso à água aos caruaruenses”, disse o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro.

Estiveram presentes os secretários estaduais Diogo Bezerra (Mobilidade e Infraestrutura), Coronel Hercílio Mamede (Casa Militar) e Carlos Braga (Secretário de Assistência Social); o deputado federal Fernando Rodolfo; os deputados estaduais Joãozinho Tenório e Débora Almeida; os prefeitos Luciele Laurentino (Bezerros) e Dioclécio Filho (Riacho das Almas); e Fúlvio Wagner, Presidente da EPC.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: