“Celebramos hoje essa conquista da água do São Francisco”, diz Raquel Lyra
Governadora assina ordem de serviço de mais um trecho da Adutora do Agreste
Escute essa reportagem
A governadora Raquel Lyra (PSDB) assinou, neste sábado (16), a ordem de serviço para mais um trecho da Adutora do Agreste, que terá uma extensão total de 28 km, conectando Caruaru a Gravatá e beneficiando também o município de Bezerros.
Acompanhada pela vice-governadora Priscila Krause, a gestora esteve presente em Caruaru para supervisionar a operação que começou no início desta semana, levando água da Transposição do Rio São Francisco para a cidade por meio da Adutora.
“Buscamos a parceria com o governo federal para atrair recursos e construir as parcerias necessárias, colocando como uma das prioridades a Adutora do Agreste. Celebramos hoje essa conquista da água do São Francisco mudando para melhor a vida dos moradores do Agreste, além da garantia da ordem de serviço para a continuidade da chegada da água em outras cidades Raquel Lyra, Governadora de Pernambuco
"Esse é um sonho que dura 28 anos. O volume de água já começa a chegar nesse momento e nós vamos, gradativamente, aumentar a vazão. É um teste delicado, que precisa ser feito aos poucos. Isso é um fato que muda a história do nosso povo", frisou o secretário de Recursos Hídricos e Saneamento, Almir Cirilo.
Com a chegada da água a Caruaru, a expectativa é que, até o final deste mês e início de janeiro, o município receba um aporte de 100 litros por segundo do Rio São Francisco. A medida visa eliminar o rodízio nos bairros Santa Rosa, Indianópolis e Inocoop, proporcionando uma melhoria na qualidade de vida de aproximadamente 30 mil residentes.
As iniciativas do Governo do Estado para assegurar a segurança hídrica não se restringem à Capital do Agreste.
“Nesse primeiro instante são 30 mil pessoas beneficiadas em três bairros de Caruaru, mas isso é só a partida. A gente tem uma série de obras e intervenções, derivações a partir do eixo principal da Adutora, que vão beneficiar outros municípios do Agreste pernambucano Alex Campos, presidente da Compesa
No último domingo (10), foi registrado o primeiro fluxo de água proveniente da Transposição em Caruaru. O volume de 50 litros por segundo percorreu o Estado até chegar à Estação de Tratamento de Água (ETA) Petrópolis. Essa ação integra a fase de testes do novo trecho da Adutora do Agreste, destinado inicialmente a seis municípios.
O abastecimento beneficiará Caruaru pela primeira vez e reforçará as reservas de Pesqueira, Alagoinha, Sanharó, Belo Jardim e Tacaimbó, que já recebem água por meio da integração com a Adutora do Moxotó, em Sertânia, no Sertão. Em etapas subsequentes, São Caetano e São Bento do Una também serão contemplados.
Três obras de impacto
Junto com a conclusão da Adutora do Alto Capibaribe e da Adutora do Serro Azul, estas três obras de grande porte transformarão a realidade do Agreste quando estiverem plenamente operacionais. A região enfrenta a menor disponibilidade hídrica per capita do país.
“Em parceria, estamos levando ainda mais cidadania ao povo que merece e precisa. O final de 2023 ficará marcado por uma grande entrega de mais acesso à água aos caruaruenses”, disse o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro.
Estiveram presentes os secretários estaduais Diogo Bezerra (Mobilidade e Infraestrutura), Coronel Hercílio Mamede (Casa Militar) e Carlos Braga (Secretário de Assistência Social); o deputado federal Fernando Rodolfo; os deputados estaduais Joãozinho Tenório e Débora Almeida; os prefeitos Luciele Laurentino (Bezerros) e Dioclécio Filho (Riacho das Almas); e Fúlvio Wagner, Presidente da EPC.
Comentários