X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Política

Câmara dos Deputados retrocede e aprova projeto contra casamento homossexual

Três deputados de Pernambuco votaram contra a união de pessoas do mesmo sexo


Imagem ilustrativa da imagem Câmara dos Deputados retrocede e aprova projeto contra casamento homossexual
Pastor Eurico é de Pernambuco e integra o mesmo partido de Jair Bolsonaro. |  Foto: Vinicius Loures / Câmara dos Deputados

A Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados deu aval a um projeto que proíbe o casamento entre pessoas do mesmo sexo. O projeto foi apresentado pelo deputado Pastor Eurico (PL) e agora segue para análise em outras comissões.

Pastor Eurico é de Pernambuco e integra o mesmo partido de Jair Bolsonaro. Além dele, outros dois pernambucanos a favor da proibição do casamento: os deputados André Ferreira (PL) e Clarissa Tércio (PP).

A medida aprovada pela comissão é uma oposição à jurisprudência atual do Brasil. Desde 2011, o Supremo Tribunal Federal (STF) reconhece a união entre casais do mesmo sexo como entidade familiar. Pastor Eurico, no entanto, argumenta que o tema deve ser deliberado pelo Poder Legislativo e não pelo STF.

Na terça-feira (10), o deputado Pastor Eurico apresentou uma complementação ao seu parecer, mantendo a proibição da união homoafetiva e enfatizando que a Justiça deve interpretar o casamento e a união estável de forma restrita, sem "extensões analógicas".

Ou seja, enfatiza que essas formas de união se aplicam apenas a homens e mulheres.

Proteção às instituições
Além disso, o novo texto propõe que o Estado e a legislação civil não interfiram nos critérios e requisitos do casamento religioso, a fim de proteger as instituições e ministros religiosos de possíveis constrangimentos ou violações às normas de seus templos.

O deputado Pastor Eurico baseou seus argumentos em trechos bíblicos, buscando demonstrar que as culturas antigas consideravam a homossexualidade repreensível e defendendo que o casamento tem como finalidade a procriação.

“A relação homossexual não proporciona à sociedade a eficácia especial da procriação, que justifica a regulamentação na forma de casamento e a sua consequente proteção especial pelo Estado”, disse. “Tentar estender o regime de casamento aos homossexuais é uma tentativa vã de mudar a realidade através de leis”, acrescentou.

O relator também classificou a remoção da homossexualidade da lista de transtornos mentais (DSM) da Associação Americana de Psiquiatria (APA), em 1973, como “o lamentável desfecho que se deu quando a militância político-ideológica se sobrepôs à ciência”.

Deputada Erika Hilton (PSOL) se manifesta no Twitter após sessão

A deputada Erika Hilton utilizou sua conta no Twitter para expressar seus sentimentos e solidariedade a todos que acompanharam a tumultuada sessão na Comissão da Família.Para ela, voltar a discutir este tema é uma sanha, uma "obsessão fetichista". "O que os fundamentalistas querem é promover o caos e a intolerância. Intolerância essa que mata milhates de LGBTQIA+ todos os dias". 

Durante a sessão, observadores dos movimentos sociais e da sociedade civil, bem como aqueles que acompanharam remotamente, presenciaram um confronto acalorado. Erika Hilton disse que cristãos verdadeiros não estão neste confronto.

Erika Hilton destacou o ataque às existências de pessoas LGBTQIA+ e a tentativa de minar o direito ao casamento homoafetivo, já respaldado por uma cláusula pétrea da Constituição. 

Veja o vídeo

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: