Cabo é 5º no ranking nacional de violência; prefeito denuncia omissão do Estado
Apesar dos esforços, Lula Cabral reforça que a saída do Cabo do “mapa da violência” passa, necessariamente, pelo reforço do policiamento estadual
Escute essa reportagem

Duas cidades pernambucanas estão entre as dez mais violentas do país, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado nesta quinta-feira (25). O Cabo de Santo Agostinho aparece em 5º lugar, seguido por São Lourenço da Mata, em 6º, no ranking nacional de Mortes Violentas Intencionais (MVI) em 2024.
De acordo com o prefeito do Cabo, Lula Cabral (Solidariedade), os números apenas confirmam a gravidade da situação no município, que já havia sido alertada à gestão estadual.
““No ano passado, foram registradas 159 mortes violentas no Cabo, representando uma alta de 16,1% em relação a 2023. Em seis meses, já são 85 casos, mais da metade das mortes ocorridas no ano de 2024. No entanto, o nosso pedido de ajuda ao Governo Estadual foi negado, alegando que os dados oficiais apontam redução da criminalidade” Lula Cabral, Prefeito do Cabo de Santo Agostinho
O prefeito informou ainda que a prefeitura tem adotado medidas para conter a violência, mesmo com as limitações municipais.
“Enquanto município, estamos fazendo a nossa parte para mudar esse cenário. Vamos instalar, em agosto, o Conselho Municipal de Segurança Pública e Defesa Social. Estamos investindo em ações para ampliar a presença da Guarda Municipal nas comunidades, a exemplo da criação da base da ROMU, no bairro da Cohab; na qualificação profissional dos 290 guardas municipais; e na recuperação da frota de veículos da SDS", disse Lula Cabral.
Ele também destacou uma parceria com o Ministério da Justiça para desenvolver programas de prevenção voltados a jovens entre 15 e 24 anos.
Apesar dos esforços, o prefeito reforça que a saída do Cabo do “mapa da violência” passa, necessariamente, pelo reforço do policiamento estadual. “É preciso ampliar o efetivo policial do 18º Batalhão, que hoje é insuficiente para combater a criminalidade em nossa cidade”, completou.
Até o fechamento desta matéria, o prefeito de São Lourenço da Mata não havia sido localizado para comentar os dados do anuário.
CREDIBILIDADE
O Anuário Brasileiro de Segurança Pública é elaborado desde 2007 pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, e reúne estatísticas oficiais enviadas por todas as unidades da federação. O levantamento considera crimes como homicídios dolosos, feminicídios, lesões corporais seguidas de morte e latrocínios.
Os dados que apontam Cabo de Santo Agostinho e São Lourenço como 10 das cidades mais violentas do Brasil dizem respeito ao ano de 2024. Já Pernambuco ostenta o quarto lugar entre os estados mais violentos do País. O governo do estado rebateu o estudo apresentado números positivos de 2025 sobre a redução da violência. (veja abaixo)
Relembre alguns fatos
Comentários