Bolsonaro realiza ato em Gravatá e defende legado em discurso sobre trio elétrico
Ex-presidente Jair Bolsonaro reúne seguidores em passeata, defende seu legado e interage com moradores em evento na Praça da Matriz
Escute essa reportagem
Militância vestida com cores da Seleção Brasileira e bandeiras, passeata e discurso em trio elétrico marcaram a visita do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no município de Gravatá, na tarde desta quinta-feira (8). O encontro de apoiadores virou um ato de campanha antecipada na cidade do Agreste.
O ponto de encontro dos bolsonaristas ocorreu na Praça da Matriz, onde o ex-presidente fez um breve balanço do seu mandato, em cima do trio.
Em discurso usando o microfone, Jair Bolsonaro mais uma vez trouxe para si o mérito da transposição do São Francisco. E também falou que criou o PiX, “sem qualquer taxa”, e alijou “99% da dívida da garotada do Fies”. Na verdade, segundo o projeto Comprova, o Pix foi idealizado no governo Michel Temer, em 2018. E Bolsonaro, ao ser abordado sobre o assunto pela primeira vez, demonstrou desconhecimento.
O deputado estadual Alberto Feitosa (PL), um dos principais escudeiros do ex-presidente, disse que ele foi o primeiro a passar no município de Gravatá. Segundo o pastor Eurico (PL), Bolsonaro é “o ex mais amado do Brasil, fazendo a diferença: é Deus, é Pátria”
Antes de chegar ao evento, o grupo passou no Rei da Coxinha, onde foi recebido por muitos apoiadores que o chamavam de “mito, mito”. Bolsonaro comeu três coxinhas.
Ao lado de Gilson Machado, prefeiturável no Recife, o ex-presidente desfilou em carro aberto, sentado em cima de um capô de um veículo. Motoqueiros e pessoas a pé seguiam o veículo, levavam bandeiras, faziam filmagens.
Pela manhã, o ex-presidente esteve na Igreja Quadrangular de Piedade, em Jaboatão, onde foi recebido pela pastora e candidata a vereadora Flávia Santos.
A igreja estava totalmente lotada. O evento foi acompanhado pelo ex-prefeito da cidade, Anderson Ferreira. Houve oração, louvor e críticas à chamada esquerda.
No templo, Bolsonaro mais uma vez levantou a possibilidade de os evangélicos serem perseguidos no Brasil. Segundo ele, religiosos são presos e perseguidos na Nicarágua por pregarem a palavra de Deus.
“No Brasil, estão pretendendo falar com a gente por falar. Espero que no Brasil não chegue a esse ponto (de prender religiosos)”, disse, usando o discurso do medo de outras campanhas.
Ele acrescentou: "Seja qual for o sacrifício, vale a pena. não existe satisfação maior em ser recebido em qualquer lugar do brasil e, melhora ainda, no Nordeste", disse o ex-presidente, que já foi bastante criticado pelos opositores por atacar os eleitores e a região em vários discursos.
Além de grandes cidades, Bolsonaro tem a estratégia de visitar cidades com até 30 mil habitantes. Depois de ir em Caruaru, ainda nesta quinta, ele visita nesta próxima sexta-feira o município de Itambé,
Eleição de 2022 em Gravatá e em 2024
O prefeito de Gravatá, padre Joselito, vai disputar a reeleição pelo Avante. Ele não esteve presente ao evento de Bolsonaro.
Na cidade conhecida como Suíça Pernambucana, em 2022, Lula recebeu 33.033 votos, o equivalente a 63,41% do total da cidade. Bolsonaro recebeu 35,59% dos eleitores, um total de 19.063 votos.
Comentários