Bolsonaro percorre cidades de Pernambuco onde Lula venceu as eleições
Em discurso em Camaragibe, ex-presidente diz que, no seu governo, pôs fim à corrupção
Escute essa reportagem
Atacado pelos adversários pelas críticas que faz ao Nordeste, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) completa nesta sexta-feira (9), uma jornada de três dias em municípios de Pernambuco, estado onde o presidente Lula nasceu, seu reduto mais simbólico.
Ao lado de aliados, políticos e candidatos, ele está visitando cidades que vão de 30 mil a pouco de 150 mil habitantes.
Os municípios não são exatamente grotões, como se costumava falar, mas são lugares onde a direita e extrema direita acharam espaços para se fortalecer nos últimos dois anos.
Hoje, Bolsonaro esteve em Vitória de Santo Antão, Carpina, Itambé, todos no interior. E também em Camaragibe, localizada na Região Metropolitana do Recife.
Por onde passou, viu gente vestida de camisa verde e amarela, foi chamado de mito e de ex-mais amado do Brasil. Renovou os ânimos da militância, voltou a chamar Lula de "ladrão", sem provas.
"Botamos um ponto final na corrupção do Brasil. Pergunte a qualquer prefeito daqui de Pernambuco se faltou dinheiro para eles enquanto eu era Presidente da República", disse o ex-presidente em Camaragibe, ao lado do candidato do PL à Prefeitura da cidade, Felipe Dantas.
O que chamou a atenção nessa jornada? Em todas essas cidades visitadas, Lula venceu a disputa eleitoral para Bolsonaro no segundo turno de 2022 com certa vantagem, mais de 10% dos votos. Em Itambé, Lula chegou a ter 72,06% dos votos contra 27,07% de Bolsonaro.
Mas, em reserva, uma fonte fez a seguinte análise. A despeito dos números positivos dos investimentos do governo Lula no Nordeste, Bolsonaro vai na contramão da estratégia do PT, que espera crescer a partir das capitais.
Agora, sem mandato, o ex-presidente também trabalha vindo do interior para a capital. Em quase todas as cidades, ele subiu em trios elétricos e fez discursos, soltando algumas fake news, como a que criou o PIX, e sendo ovacionado.
Para um político de expressão nacional, num ambiente polarizado, visitar cidades com pouco mais de 100 mil habitantes onde não venceu as eleições pode trazer vantagens, segundo a avaliação de uma fonte. Ajuda a melhorar sua imagem, mostrando que se preocupa com todas as regiões, não apenas com as onde obteve vitória.
Além disso, permite estabelecer relacionamentos com líderes locais, aumentar sua visibilidade e ajudar a reverter percepções negativas. O resultado dessas visitas será visto nas urnas.
Neste sábado, a partir das 10h, ele pretende fazer um evento em Boa Viagem, uma carreata que seguirá até o Clube Português, no bairro das Graças, onde será realizado um ato com as lideranças do PL e apoiadores.
A visita estratégica a Pernambuco envolveu uma certa dose de incerteza ou perigo, mas foi decidida com base na avaliação dos potenciais benefícios em comparação aos possíveis prejuízos.
Comentários