Antônio Campos (PRTB) diz em entrevista que quer ser a voz das periferias de Olinda
Advogado foi o entrevistado de Fernando Rêgo Barros e Moab Augusto na série de entrevistas com candidatos a prefeito de Olinda
Escute essa reportagem
Em mais uma entrevista com candidatos que disputam o comando da prefeitura de Olinda, o advogado, escritor e empresário Antônio Campos (PRTB) foi sabatinado nesta quinta-feira (5) pelos jornalistas Fernando Rêgo Barros, diretor de jornalismo da TV Tribuna, e Moab Augusto, apresentador do Jornal da Tribuna 1a. Edição.
Em 15 minutos de conversa, Antônio Campos falou da relação dele com Olinda, a vontade de ser "a voz e a vez das periferias" e tratou de modo direto de temas como segurança, moblidade, geração de empregos, carnaval, entre outros assuntos. Campos também não deixou de tecer críticas a atual admnistração e explicou porque está tentando, pela segunda vez, ser prefeito de Olinda.
Campos começou respondendo pela tangente, ao questionamento de Moab Augusto; "Como é que o senhor espera convencer o eleitor olindense que, dessa vez, o senhor é o melhor candidato?"
"Primeiro, ouvindo a população de Olinda. Nos locais que visito sempre, pergunto os problemas da localidade, ouço o sentimento com a atual gestão, pergunto as soluções e digo o seguinte: tem cinco candidaturas em Olinda, quatro, já tiveram oportunidade de gerir os seus palanques Olinda. A única que não geriu foi a nossa. E peço uma oportunidade para fazer diferente e fazer a mudança acontecer em Olinda para fazer Olinda uma cidade melhor.
Fernando Rêgo Barros, observou que, no programa de governo do candidato há uma preocupação com o combate a fome da população extremamente vulnerável e questionou Campos sobre como ele pretende implantar esse projeto e com quais recursos?
"Nós temos um levantamento que temos cerca de 100 mil olindenses em situação de insegurança alimentar e 35% dos olindenses vivem do Bolsa Família, um importante programa federal que apoiamos, mas queremos fazer mais, queremos que o município tenha também programas sociais, em parceria com o governo do Estado. governo federal e até internacional", disse Antônio Campos,reforçando que a ideia é ter programas como o de oferecer refeições a partir de R$0,50 para a população mais pobre.
GERAÇÃO DE EMPREGOS
Antônio Campos manifestou a vontade de querer ser reconhecido como "a vez e a voz das periferias de Olinda". Para isso, prometeu gerar oportunidades de emprego no setor da economia criativa, além de implantar programas de atração de empresas com incentivos fiscais e contrapartida de contratação local de mão de obra.
Moab Augusto confrontou a ideia do candidato de implantar o passe livre estundantil em Olinda, quando o próprio sistema de transporte da cidade é deficiente. "Tenho ido aos terminais de ônibus e pontos de ônibus, e primeiro iremos fazer uma política para os ônibus, do ponto de vista de reivindicações ao consórcio, de colocar ar condicionado de aumentar o número de linhas e outras questões vinculadas a isso. Agora, em relação ao passe livre, irei fazer de uma forma escalonada, no tempo certo, dialogando com o governo do Estado para garantir recursos que isso aconteça", resumiu Campos.
CARNAVAL
Antônio Campos teve espaço para falar ainda sobre como pretende valorizar e incentivar a manifestação popular mais importante da cidade, o Carnaval. "Nós pretendemos, com transparência, até 60 dias após o evento, prestar contas e pagar todos aqueles que trabalharam no carnaval de Olinda, dentro do orçamento que obtivermos e não acontecer o que aconteceu esse ano em Olinda, que é um desprestígio para os artistas e para o carnaval tão maravilhoso que Olinda tem", afirmou o candidato.
Sobre o turismo na cidade que é Patrimônio da Humanidade, Campos pretende, caso se eleja, fazer projetos junto ao IPHAM para recuperação e revitalização das bicas históricas de Olinda para quem tenham água potável para consumo humano. "As bicas de Olinda são de uma riqueza e de uma importância história. O patrimônio histórico de Olinda terá um tratamento diferente e importante na nossa gestão", prometeu
SEGURANÇA
"Serei o prefeito da segurança em Olinda. Sou advogado há 32 anos, estudei o fenômeno da violência e que é um fenômeno complexo. Violência não se combate apenas com guarda municipal armada ,que defendo, com mais policialamento, que defendo, mas também com ações sociais, com oportunidade para os jovens, por exemplo, e o vídeo-monitoramento. O cidadão poderá se comunicar com nosso gabinete de monitoramento 24 hs e terá gente e poderá acionar a polícia civil, a polícia militar, simultaneamente com o que estiver acontecendo", falou Campos em mais uma proposta como candidato.
Fernando Rêgo Barros quis saber do candidato, quais são as propostas para melhorar a conservação e recuperação de ruas e avenidas da cidade. Campos respondeu que um das prioridades é cuidar da drenagem. "Nós vamos tratar da drenagem de Olinda, não só a macro drenagem, mas com problemas de micro drenagem, que faz a diferença em pontos importantes de Olinda. Em segundo lugar, operação de tapaburaco. Olinda está uma buraqueira completa [...] e nós vamos buscar o governo do Estado que tem investido em Olinda com recursos em ações viárias, com a PE-15, colocou recursos agora no Fragoso...para melhorar a malha viária de Olinda e Olinda ter uma mobilidade e uma acessibilidade melhor do que tem hoje".
Campos falou ainda da recuperação das calçadas da cidade, citando ainda as áreas de morro, como no Alto da Conquista, que tem a subida conhecida Ladeira do giz. "É uma localidade muito insegura para quem vai andar de carro, de ônibus, principalmente, de motocicleta, porque é uma via muito extensa e íngreme, inclusive, e também com registro de vários acidentes", recocheceu. Ele ainda se disse preocupado com os moradores da localidade, e a queda de barreiras. "Iremos ter um programa,não na época eleitoral, mas permanente de manutenção das encostas de Olinda e de prevenção de acidentes", exclamou..
Sobre o pequeno tempo que tem no guia eleitoral, 17 segundos, e a falta de apoios políticos de peso, como o da governadora Raquel Lyra ou o prefeito, Antônio Campos demonstrou otimismo. "Inicialmente, eu estou buscando o eleitorado que tive no segundo turno da eleição em 2016. Quem voltou em mim em 2016, tende a votar de novo. Dos 90 mil votos que tive, se 50 mil votar, e eu conquistar mais 15 mil votos, estaria indo para o segundo turno", calcula.
Em seu recado aos eleitores no final da entrevista, Campos pediu uma chance. "Quero pedir uma oportunidade, dê uma chance a Antonio Campos, para gerir Olinda, para cuidar das pessoas, dos necessitados, da periferias, para combater a fome, para levar mais educação, mais saúde, num ambiente de diálogo. Não vou fazer da campanha uma rinha política, eu quero saber das soluções para Olinda, como melhorar a sua vida".
Comentários