X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Política

André Longo assume novo cargo com missão de desenvolver a Atenção Primária à Saúde

Novo diretor-presidente do AgSUS foi secretário de Saúde do Governo Paulo Câmara


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem André Longo assume novo cargo com missão de desenvolver a Atenção Primária à Saúde
Ao centro, Longo desempenhou papel crucial na gestão da saúde em Pernambuco, no auge da pandemia de Covid-19 |  Foto: Reprodução do site AgSUS

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou o médico André Longo, ex-secretário de Saúde de Pernambuco, como diretor-presidente da recém-criada Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS).

Longo desempenhou papel crucial na gestão da saúde em Pernambuco, no auge da pandemia de Covid-19. Ele foi um dos secretários mais elogiados do ex-governador. 

Durante a pandemia, sob a gestão de André Longo, Pernambuco teve uma das menores taxas de mortalidade pela Covid-19 no Brasil. Ele montou a maior rede de saúde pública entre os estados do Nordeste e Centro-Oeste para assegurar assistência aos usuários do SUS.

O médico, com mais de 28 anos de experiência, incluindo uma presidência na Agência Nacional de Saúde (ANS), assume o cargo com a missão de otimizar a capacidade técnica e operacional da agência.

Antes da indicação, ele estava como diretor-técnico interino na AgSUS desde março de 2023. Nesse período, Longo identificou inconformidades na capacidade da AgSUS para atender à demanda de médicos estipulada no contrato de gestão.

Comprometido com a eficiência do SUS, ele anunciou seu foco em estabelecer um novo contrato de gestão com o Ministério da Saúde. "A AgSUS tem grandes potencialidades; vamos buscar soluções operacionais ágeis e inteligentes para um SUS mais potente e eficiente", afirmou.

Além de Longo, Luciana Maciel de Almeida Lopes e Williames Pimentel de Oliveira foram nomeados diretores da AgSUS, com mandato de três anos. Os decretos foram publicados na última segunda-feira (27), no Diário Oficial da União.

A AGSUS também tem como finalidade promover, em âmbito nacional, a execução de políticas de desenvolvimento da atenção à saúde indígena, nos diferentes níveis, e da atenção primária à saúde, em caráter complementar e colaborativo com a atuação dos entes federativos.

Instituída pelo Decreto nº 11.790, de 20 de julho de 2023, e transformada pela Lei nº 14.621, a AgSUS, antes conhecida como Adaps, é um serviço social autônomo sem fins lucrativos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: