André Longo assume novo cargo com missão de desenvolver a Atenção Primária à Saúde
Novo diretor-presidente do AgSUS foi secretário de Saúde do Governo Paulo Câmara
Escute essa reportagem
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou o médico André Longo, ex-secretário de Saúde de Pernambuco, como diretor-presidente da recém-criada Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS).
Longo desempenhou papel crucial na gestão da saúde em Pernambuco, no auge da pandemia de Covid-19. Ele foi um dos secretários mais elogiados do ex-governador.
Durante a pandemia, sob a gestão de André Longo, Pernambuco teve uma das menores taxas de mortalidade pela Covid-19 no Brasil. Ele montou a maior rede de saúde pública entre os estados do Nordeste e Centro-Oeste para assegurar assistência aos usuários do SUS.
O médico, com mais de 28 anos de experiência, incluindo uma presidência na Agência Nacional de Saúde (ANS), assume o cargo com a missão de otimizar a capacidade técnica e operacional da agência.
Antes da indicação, ele estava como diretor-técnico interino na AgSUS desde março de 2023. Nesse período, Longo identificou inconformidades na capacidade da AgSUS para atender à demanda de médicos estipulada no contrato de gestão.
Comprometido com a eficiência do SUS, ele anunciou seu foco em estabelecer um novo contrato de gestão com o Ministério da Saúde. "A AgSUS tem grandes potencialidades; vamos buscar soluções operacionais ágeis e inteligentes para um SUS mais potente e eficiente", afirmou.
Além de Longo, Luciana Maciel de Almeida Lopes e Williames Pimentel de Oliveira foram nomeados diretores da AgSUS, com mandato de três anos. Os decretos foram publicados na última segunda-feira (27), no Diário Oficial da União.
A AGSUS também tem como finalidade promover, em âmbito nacional, a execução de políticas de desenvolvimento da atenção à saúde indígena, nos diferentes níveis, e da atenção primária à saúde, em caráter complementar e colaborativo com a atuação dos entes federativos.
Instituída pelo Decreto nº 11.790, de 20 de julho de 2023, e transformada pela Lei nº 14.621, a AgSUS, antes conhecida como Adaps, é um serviço social autônomo sem fins lucrativos.
Comentários