SDS-PE executa mega operação em oito estados do Nordeste que resulta em 320 prisões
Objetivo ao integrar as polícias foi combater o crime organizado interestadual
Escute essa reportagem

Com informações da repórter Luciana Queiroz, da TV Tribuna
A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco apresentou nesta segunda-feira (11) o resultado final da operação Nordeste Integrado, realizada em Pernambuco e em mais sete estados da Região: Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.
Os trabalhos resultaram nas prisões de 320 pessoas. A polícia também apreendeu cinco adolescentes investigados de participação em crimes. A operação Nordeste Integrado prendeu, só em Pernambuco, 92 pessoas. Do total, 66 prisões ocorreram por mandado judicial e 26 foram prisões em flagrante, Cinco menores de idade foram apreendidos no estado.
A operação durou apenas dois dias: quinta e sexta-feira da semana passada. Foram quase seis mil agentes de segurança pública empenhados, entre policiais militares, policiais civis e bombeiros. O foco foi combater o avanço de organizações criminosas interestaduais.
CONTINUIDADE
Os presos estavam sendo investigados por crimes como homicídios, tráfico de drogas e armas, além de roubos e violência doméstica. Alessandro Carvalho, secretário de Defesa Social de Pernambuco, disse à repórter Luciana Queiroz, que a operção envolveu mais de 2 meses de planejamento. "Mais de 430 mandados de prisão foram cumpridos, e isso já dá uma primeira reposta na redução da violêncoa na região", disse Carvalho.
Entre o material apreendido nos oito estados havia 87 armas, 40 veículos, 176 celulares e drogas, como crack e maconha. A intenção da SDS é que este tipo de operação tenha continuidade. "Crimes onde o criminoso passa para outro estado achando que ficará impune, não vai mais acontecer, porque as policias do Nordeste estão integradas num patamar que não estavam tempos atrás", concluiu Alessandro Carvalho.
Comentários