PMs usam manobra de respiração e salvam bebê de apenas oito dias, em Paulista
Segundo a corporação, a viatura foi interceptada pelos pais da criança que poderiam por socorro aos militares
Uma ação heroica e a rápida intervenção de policiais militares do 17º Batalhão da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) garantiram a vida de uma recém-nascida de apenas oito dias na manhã desta terça-feira (28), no município de Paulista, na Região Metropolitana do Recife.
Segundo a PMPE, durante um patrulhamento de rotina pelo bairro Aurora, uma guarnição foi interceptada por um veículo em situação de emergência. Dentro do carro estavam os pais da bebê, em desespero, informando que a criança havia parado de respirar. O quadro era grave: segundo o pai, a recém-nascida já apresentava uma coloração arroxeada na pele, um sinal alarmante de ausência de circulação sanguínea.
Diante do cenário de risco, de acordo com a corporação, os policiais agiram com extrema rapidez. Ao constatar os pouquíssimos sinais vitais, iniciaram imediatamente o procedimento de tapotagem (técnica consiste em posicionar o bebê de bruços e aplicar leves palmadas nas costas, com o objetivo de desobstruir as vias aéreas e estimular a respiração).
Após alguns minutos de tensão e a execução precisa da manobra de salvamento, um som trouxe alívio para todos: a recém-nascida começou a chorar, um sinal que as vias respiratórias haviam sido desobstruídas e ela voltava a respirar.
Em seguida, a equipe seguiu com urgência para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Jardim Paulista, também no Grande Recife.
ESTADO DE SAÚDE DA BEBÊ
A PMPE ainda informou que ao chegarem na UPA, os militares e os pais foram prontamente atendidos por uma médica pediatra. Após os exames preliminares, foi constatado que o estado de saúde da criança era estável. A bebê permaneceu na unidade para a realização de avaliações mais detalhadas e garantir a recuperação.
Comentários