PMs réus por duplo homicídio no Recife são absolvidos pela Justiça Militar
Nove militares do Bope participaram de uma operação que resultou na morte de dois homens na Comunidade do Detran, em 2023
A Vara da Justiça Militar de Pernambuco absolveu, por unanimidade, em decisão tomada na última segunda-feira (15), nove policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope)que participaram de uma operação que resultou em duas mortes na Comunidade do Detran, na Zona Oeste do Recife, no ano de 2023.
O Conselho Permanente de Justiça entendeu que os agentes agiram em "estrito cumprimento do dever legal", descartando as acusações de violação de domicílio, descumprimento de missão e fraude processual por falta de provas.
O caso ganhou repercussão após câmeras de segurança registrarem o momento em que os militares entrarem uma residência, onde as vitimas Bruno Henrique Vicente da Silva e Rhaldney Fernandes da Silva Caluete, teriam sido baleadas.
O posicionamento do Ministério Público apontou que houve simulação de socorro por parte dos militares para alterar a cena do crime, porém os suspeitos sustentaram que houve reação armada por parte dos dois homens.
Apesar da decisão, o desfecho jurídico do episódio ainda não foi concluído, já que os policiais seguem respondendo ao processo por duplo homicídio na esfera cível. No âmbito administrativo, a Corregedoria da SDS já aplicou punições disciplinares de até 30 dias de detenção a seis dos envolvidos, e novas sanções podem ser aplicadas caso ocorra uma condenação pela justiça comum.
Comentários