Pitbulls atacam irmãos no Curado; tutor dos cães é preso e depois solto
Uma das vítimas, de apenas 2 anos, teve ferimentos graves e foi levada para o Hospital da Restauração
Escute essa reportagem

Dois cães da raça pitbull atacaram um menino de 2 anos e o irmão dele, de 18, na noite dessa terça-feira (18), na comunidade Sapo Nu, no Curado, Zona Oeste do Recife.
A criança ficou gravemente ferida e foi levada para o Hospital da Restauração, enquanto o jovem recebeu atendimento na UPA do Curado e teve alta após procedimentos médicos.
Segundo a mãe dos irmãos, Juliana Maria de Souza, “o menino de 2 anos foi atingido na cabeça, no pescoço e bastante na virilha, por pouco não não perdeu a perna”. Ela acrescentou que o mais velho sofreu ferimentos mais leves. Os animais teriam saído de um ferro velho e atacado seus filhos em frente de casa,
O tutor dos cães, dono de um ferro-velho na região, utilizava os animais como vigias do estabelecimento. Ele se apresentou espontaneamente aos policiais militares do 12º BPM e foi encaminhado para a Central de Plantões da Capital. Na ocasião, quando se cruzaram na central, não olhou nem para a mãe dos meninos.
“A criança foi levada em estado grave para o Hospital da Restauração e o jovem foi atendido na UPA do Curado e recebeu alta após procedimentos mais simples”, diz um trecho da nota emitida pela assessoria da PM.
SITUAÇÃO GRAVE
Procurada pela reportagem, o HR informou, por meio da assessoria, que o menino "passou por procedimento cirúrgico e está internado, com quadro de saúde estável, aos cuidados da equipe de Pediatria". Uma vizinha que ajudou a socorrer as vítimas, no entanto, disse que ele passou três horas na cirurgia e perdeu muito sangue, sendo necessária uma transfusão.
Segundo a Polícia Civil de Pernambuco, os dois irmãos sofreram lesões por parte de dois cachorros. “De acordo com testemunhas, a criança foi atacada pelos cachorros com o irmão, que também foi lesionado na tentativa de defendê-la”.
Indagada se houve indiciamento, a Polícia informou, ainda, que "um inquérito policial foi instaurado e as diligências seguem até elucidação do caso".
Revoltada, a comunidade fez protestos, pedindo a prisão do tutor dos animais, que foi solto depois de preso pelo 12º Batalhão.
SOBRE A RAÇA
A raça pitbull é conhecida por sua força e instinto protetor, sendo frequentemente utilizada como cão de guarda. No entanto, especialistas ressaltam que o comportamento dos cães está diretamente ligado à criação e socialização que recebem.
Sem o devido treinamento e controle, podem apresentar comportamentos agressivos, principalmente em situações de estresse ou ameaça. A reportagem aguarda informações da Polícia Civil.
Comentários