PCPE deflagra operações contra crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro
As ações, denominadas "Network" e "Retalho Digital", mobilizaram oitenta policiais em diligências que se estenderam aos estados do Ceará e Pará
A Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (15), duas operações voltadas ao combate de crimes digitais, fraudes e lavagem de capitais. As ações, denominadas "Network" e "Retalho Digital", mobilizaram oitenta policiais em diligências que se estenderam aos estados do Ceará e Pará.
Operação Network busca desarticular uma organização criminosa investigada desde agosto de 2023 por estelionato qualificado, falsa identidade e lavagem de dinheiro. No total, foram cumpridos oito mandados de prisão e 11 de busca e apreensão domiciliar, todos expedidos pelo Juizo da Vara Criminal da Comarca de Araripina. Um ponto central da ação foi a ordem judicial para a remoção (takedown) e desindexação de 92 páginas fraudulentas em sites de busca. O ambiente operacional concentrou-se no Ceará, nas cidades de Fortaleza, Itaitinga e Pacatuba, com o apoio da Polícia Civil do Ceará e da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP).
Já a Operação Retalho Digital teve a investigação iniciada em maio de 2024 e tem como foco uma associação criminosa especializada em furto mediante fraude eletrônica. Foram cumpridos um mandado de busca e apreensão e oito ordens de bloqueio de ativos financeiros, todos expedidos pela Vara Criminal de Paulista. Esta operação teve como base operacional a cidade de Marabá, no Pará, contando com a colaboração da Polícia Civil paraense e do Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro (LAB/LD).
Comentários