Operação Cátedra cumpre 12 mandados contra corrupção e lavagem de dinheiro em PE
Segundo a PF, ação busca combater a corrupção, crimes licitatórios, associação criminosa e lavagem de dinheiro
A Polícia Federal (PF) em Pernambuco, em conjunto com a Controladoria Geral da União (CGU), deflagrou nesta quinta-feira (11) a Operação Cátedra e cumpriu 12 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal. O que está sendo investigado é suposto desvio de R$ 22 milhões em merendas no Instituto Federal de Pernambuco entre os anos de 2021 a 2025. Ou seja, atravessou dois governos.
Cerca de 60 policiais federais atuaram simultaneamente nos municípios de Abreu e Lima/PE, Barreiros/PE, Bezerros/PE, Escada/PE, Paulista/PE, Recife/PE, São Lourenço da Mata/PE e Vitória de Santo Antão/PE, para desarticular o esquema de corrupção.
A investigação aponta para irregularidades graves em processos licitatórios destinados à aquisição de gêneros alimentícios, que serviam para alimentação dos estudantes.
Série de falhas nos certames
As apurações revelaram uma série de falhas e crimes nos certames, como indícios de contrafação de documentos, vínculos suspeitos entre as empresas concorrentes e o uso de "laranjas" para o repasse de propinas de fornecedores a servidores da autarquia federal.
Tais desvios e fraudes têm um impacto direto e negativo na qualidade da alimentação e do ensino oferecido aos alunos, comprometendo o bem-estar e o desempenho acadêmico. O nome da operação, Cátedra, faz referência ao local onde os crimes foram cometidos, simbolizando a "cadeira" ou "assento do professor" na instituição de ensino.
Os envolvidos estão sendo investigados por uma série de crimes, incluindo frustração ao caráter competitivo da licitação, fraude ao processo licitatório, corrupção ativa e passiva, associação criminosa e lavagem de dinheiro. Os nomes não foram revelados.
As penas máximas, em caso de condenação, podem somar até 50 anos de reclusão. As diligências realizadas nesta quinta-feira fornecem novos elementos para o prosseguimento da investigação e a responsabilização dos servidores e empresários possivelmente envolvidos no esquema de corrupção.
Veja nota na íntegra do IFPE
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) informa que tomou conhecimento, na manhã desta quinta-feira (11/12), da Operação Cátedra. A investigação, realizada pela Polícia Federal em conjunto com a Controladoria-Geral da União (CGU), apura possíveis irregularidades envolvendo alguns campi da instituição em licitações de aquisição de alimentos entre 2021 e 2025.
O IFPE ratifica seu compromisso permanente com a transparência, a ética e a correta aplicação dos recursos públicos. Nesse sentido, a Instituição já se colocou à disposição dos órgãos competentes para fornecer todas as informações e documentos que se fizerem necessários para a investigação em curso.
Comentários