Mulher acusa padre de participação em estupro
Silvia Tavares confirmou toda a história com o Padre Airton Freire em uma entrevista exclusiva ao programa Brasil Urgente Pernambuco
Escute essa reportagem
Um dos religiosos mais conhecidos de Pernambuco e criador da Fundação Terra, o Padre Airton Freire Lima está proibido de realizar celebrações ou administrar qualquer Sacramento. Ele é investigado por omissão em um crime de estupro dentro da própria residência.
A mulher que faz as acusações, Silvia Tavares de Souza Cunha, disse que foi chamada pelo padre Airton Freire para uma conversa, em 18 em agosto de 2022, na sede da Fazenda Malhada, em Arcoverde, no Sertão do estado. Chegando ao local, ela foi levada aos aposentos do padre.
Nesse local, ela foi ameaçada com uma faca e estuprada pelo motorista do padre, conhecido como Jailson. O crime teria sido assistido e filmado pelo sacerdote.
Ao tomar conhecimento dos fatos, a Diocese de Pesqueira emitiu uma nota, assinada pelo bispo Dom José Luiz Ferreira Salles, decretando a suspensão "Ad Cautelam" do padre Airton Freire Lima.
Isso significa que o sacerdote fica privado do “Uso da Ordem”, não tem mais jurisdição para presidir ou administrar qualquer Sacramento ou Sacramental. Além disso, ficará impedido de exercer ministério presbiteral e qualquer cargo eclesiástico.
Em nota, a Polícia Civil de Pernambuco confirmou que está investigando o caso, mas não forneceu maiores detalhes. A investigação segue sob segredo de Justiça.
Em sua defesa, o padre Airton divulgou nota onde diz que não são verdadeiras as alegações dirigidas a ele e lamenta "ter sido alvo de acusações infundadas e injustas e já constituiu advogados para exercer sua defesa".
Ele também afirmou "que o afastamento determinado pela Diocese de Pesqueira permitirá que as apurações transcorram com toda a tranquilidade necessária para que se apure a verdade sobre os fatos".
Silvia Tavares era frequentadora da Fundação Terra desde 2019. Ela conheceu o padre Airton pedindo ajuda para tratar de uma depressão. Na tarde desta quarta-feira (31), Silvia Tavares confirmou toda a história em uma entrevista exclusiva ao programa Brasil Urgente Pernambuco. Clique aqui e confira a reportagem completa do programa.
Comentários