IMIP dá dicas de como identificar sinais de adoecimento emocional
Alterações significativas no humor, abandono de atividades sociais e comportamentos impulsivos são indicativos que merecem atenção
O início de um novo ano é sempre tratado por muita gente como o pontapé para um novo ciclo, trazendo a sensação de esperança no futuro. Entre desejos e resoluções, o mês de janeiro também carrega consigo a cor branca, chamando atenção para a saúde mental. Para ajudar a começar o ano praticando o autocuidado, a coordenadora da Psicologia do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), Eliane Nóbrega, destaca dicas para identificar sinais de adoecimento emocional.
“Alterações significativas no humor provocando irritabilidade, tristeza ou ansiedade, isolamento, alterações no sono, perda ou grande aumento de apetite e sintomas físicos como cansaço excessivo, dores de cabeça e taquicardia são importantes sinais para acender um alerta em relação à saúde mental”, detalha a profissional.
O abandono de atividades sociais e comportamentos impulsivos e descontrolados, como o excesso de gastos financeiros ou aumento no consumo de álcool, remédios e comida também chamam a atenção para uma mente que pode estar em busca de cuidado.
“Ninguém nos conhece mais do que nós mesmos, mas também é importante que amigos e familiares estejam atentos a esses sinais e ofereçam suporte. O ideal é que as pessoas busquem ajuda profissional antes de chegar a qualquer um desses extremos. Mas, ao primeiro sinal de esgotamento mental, é de suma importância que procure o auxílio de um psicólogo para que os pensamentos e emoções sejam realinhados, proporcionando assim uma rotina saudável e a volta da qualidade de vida física e mental”, arrematou Eliane.
Comentários