X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Polícia

Homem de 50 anos fica ferido depois de ser assaltado em pleno Parque da Jaqueira

Vítima precisou ser socorrida por uma ambulância do SAMU e levada a um hospital particular no bairro do Espinheiro


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Homem de 50 anos fica ferido depois de ser assaltado em pleno Parque da Jaqueira
Quem frequenta o parque diariamente denuncia que não foi um caso isolado e reclama da falta de segurança |  Foto: Reprodução/Visit Recife

Um crime em um dos espaços públicos mais tradicionais do Recife. Eram 16h, horário de movimento no Parque da Jaqueira, na Zona Norte da cidade. Mas isso não impediu a ação dos criminosos.

Segundo informações da repórter Rafaella Pimentel, da TV Tribuna PE, testemunhas afirmam que um homem de 50 anos fazia caminhada na pista de cooper, quando foi abordado por três assaltantes.

Os criminosos o derrubaram no chão, roubaram os objetos pessoais dele e fugiram em duas bicicletas.

A vítima ficou ferida e com falta de ar. Precisou ser socorrida por uma ambulância do SAMU e levada a um hospital particular no bairro do Espinheiro.

Frequentadores do local denunciam que não foi um caso isolado e relatam assaltos que já sofreram dentro do parque, enquanto praticavam atividades físicas.

De acordo com a Prefeitura do Recife, quatro agentes da Guarda Municipal se revezam 24horas no patrulhamento do parque, que tem uma área de 70 mil hectares.

A função deles, ainda segundo a prefeitura, seria de proteger o patrimônio do município, mas a responsabilidade pela integridade física e segurança dos cidadãos é do Estado.

PM esclarece atuação após assalto na Jaqueira e destaca aumento nas prisões na região

A Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) informou que soube de um assalto na área do Parque da Jaqueira apenas durante uma ronda a pé realizada por agentes do 11º Batalhão, e que não foi acionada imediatamente para atender à ocorrência. "Ressaltamos a importância do registro de ocorrências via 190, para que as buscas sejam reforçadas no momento do delito e o policiamento possa ser ajustado", afirmou a corporação em nota.

Policiamento ostensivo e reforços na segurança

De acordo com a PM, a área da Jaqueira recebe patrulhamento constante por meio de Guarnições Táticas, do Grupo de Apoio Tático Itinerante (GATI), equipes de motopatrulhamento e unidades especializadas, como o Batalhão de Choque (BPChoque). "Recentemente, foi desencadeada a Operação Visibilidade, com o apoio de policiais da ciclopatrulha, para inibir práticas criminosas e garantir a segurança de moradores e frequentadores", explicou a corporação.

A PMPE também destacou que, além das rondas ostensivas e operações permanentes, o policiamento é orientado com base no registro de crimes. A corporação reforçou que as ocorrências registradas são fundamentais para o planejamento preventivo.

Polícia Civil investiga o caso e aguarda denúncia formal

Sobre a ocorrência específica dentro do Parque da Jaqueira, a Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) informou que ainda não localizou nenhum registro oficial em seu sistema. "A Delegacia de Casa Amarela, que é responsável pela área do parque, está apurando as informações e aguarda que a vítima compareça à delegacia para formalizar a denúncia e fornecer dados sobre os suspeitos", comunicou a instituição.

Aumento das prisões e apreensões na AIS 5

A PMPE destacou que houve um aumento significativo nas ações policiais na Área Integrada de Segurança 5 (AIS 5), que inclui o bairro da Jaqueira. "As prisões aumentaram 56% em comparação ao mesmo período do ano passado, com um crescimento de 25% nas detenções ligadas a crimes violentos patrimoniais", afirmou a polícia. Além disso, o número de armas de fogo apreendidas na região teve um crescimento de 200% no mesmo período. "Só no segundo semestre de 2024, foram realizadas 30 prisões relacionadas a crimes violentos patrimoniais na área", acrescentou a corporação.

A PM e a Polícia Civil reforçaram o apelo para que a população colabore, registrando ocorrências e fornecendo informações que possam ajudar na identificação de criminosos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: