X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Polícia

Descoberta fraude em agência do INSS em Vitória de Santo Antão

Servidor foi afastado e prejuízo pode chegar a R$ 470 mil


Imagem ilustrativa da imagem Descoberta fraude em agência do INSS em Vitória de Santo Antão
|  Foto: Divulgação/PF/PE

Um esquema que fraudava o sistema previdenciário do INSS na cidade de Vitória de Santo Antão foi desarticulado hoje pela Polícia Federal. A Operação Ambu resultou no cumprimento de dois mandados de busca e apreensão e no afastamento de um funcionário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), suspeito de envolvimento nas fraudes.

A “Operação Ambu” contou com a participação de 10 Policiais Federais e 04 servidores do Ministério da Previdência Social. 

A Força-Tarefa é formada pelo Ministério Público Federal, Ministério da Previdência Social e Polícia Federal, que atuam em conjunto no combate a crimes contra o sistema previdenciário brasileiro.

A fraude foi detectada a partir de análise encaminhada pelo próprio INSS. O esquema consistia na reativação temporária de benefícios cessados por óbito, com alteração do motivo de cessação e os dados do titular, para recebimento de valores indevidos. 

Foi identificado que o servidor também fazia a inclusão dos próprios dados como representante legal ou procurador dos benefícios.

No decorrer das investigações foi calculado um prejuízo superior a R$ 470 mil, dentro de uma amostra de 32 benefícios adulterados. O suspeito tem 35 anos e era o chefe substituto da agência da Previdência Social de Vitória de Santo Antão (PE).

Foram apreendidos computadores e o aparelho celular do investigado. Ele vai responder pelo crime de inserção de dados falsos em sistema de informações, com pena de 2 a 12 anos de reclusão.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: