Descoberta fraude em agência do INSS em Vitória de Santo Antão
Servidor foi afastado e prejuízo pode chegar a R$ 470 mil

Um esquema que fraudava o sistema previdenciário do INSS na cidade de Vitória de Santo Antão foi desarticulado hoje pela Polícia Federal. A Operação Ambu resultou no cumprimento de dois mandados de busca e apreensão e no afastamento de um funcionário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), suspeito de envolvimento nas fraudes.
A “Operação Ambu” contou com a participação de 10 Policiais Federais e 04 servidores do Ministério da Previdência Social.
A Força-Tarefa é formada pelo Ministério Público Federal, Ministério da Previdência Social e Polícia Federal, que atuam em conjunto no combate a crimes contra o sistema previdenciário brasileiro.
A fraude foi detectada a partir de análise encaminhada pelo próprio INSS. O esquema consistia na reativação temporária de benefícios cessados por óbito, com alteração do motivo de cessação e os dados do titular, para recebimento de valores indevidos.
Foi identificado que o servidor também fazia a inclusão dos próprios dados como representante legal ou procurador dos benefícios.
No decorrer das investigações foi calculado um prejuízo superior a R$ 470 mil, dentro de uma amostra de 32 benefícios adulterados. O suspeito tem 35 anos e era o chefe substituto da agência da Previdência Social de Vitória de Santo Antão (PE).
Foram apreendidos computadores e o aparelho celular do investigado. Ele vai responder pelo crime de inserção de dados falsos em sistema de informações, com pena de 2 a 12 anos de reclusão.
Comentários