X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Polícia

Deolane Bezerra deixa penitenciária no Recife e fala que "prisão foi criminosa"

Justiça concede prisão domiciliar a influencer com base em lei que protege mães de crianças pequenas


Ouvir

Escute essa reportagem


Entre as regras que influenciadora precisa seguir, inclui o impedimento de falar nas redes sociais, nem com a imprensa Reprodução da TV Tribuna

A influenciadora e advogada Deolane Bezerra acabou de sair da penitenciária feminina Bom Pastor, localizada no Engenho do Meio, Zona Oeste do Recife.

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) concedeu os pedidos de habeas corpus da advogada na manhã desta segunda-feira (9). Ela ficará em prisão domiciliar em sua casa, num condomínio de luxo em São Paulo.

Deolane foi acompanhada pela irmã ao sair da prisão. Ela saiu pela porta da frente da penitenciária, foi abraçada pelos fãs e, literalmente, saiu nos braços do povo. 

Embora ela estaja proibida pela Justiça de entrar em contato com os outros investigados no caso, manifestar-se em redes sociais, na imprensa ou por qualquer outro meio de comunicação, a influencer saiu falando com o público e com a imprensa. 

Ao sair da penitenciária, ela pegou o microfone de um repórter presente no local e disse que sua prisão foi "criminosa, criminosa". A imagem foi registrada pela Band.

Em outro momento, uma pessoa com a voz parecida com a de Deolane diz que a prisão foi arbitrária e com abuso de autoridade, sem qualquer tipo de prova.

Neste trecho em específico, por conta do tumulto, não se sabe se foi Deolane ou a irmã. Mas a pessoa chegou a criticar o delegado Paulo Gondim, um dos investigadores do caso. 

Deolane recebeu o benefício de cumprir pena de forma domiciliar porque tem um filho menor de 12 anos. Ela vai usar tornozeleira eletrônica. 

Um dos seus fãs, @enriquepe.22, acompanhou a saída da influenciadora, que se dirigiu a um condomínio no bairro de Apipucos, Zona Norte do Recife, após sair da penitenciária.

Maria Eduarda Filizola, esposa do dono da Esportes da Sorte, Darwin Henrique da Silva Filha, também será solta nas mesmas circunstâncias da influenciadora, além de Marcela Tavares Henrique da Silva Campos.

Segundo informações levantadas pela TV Tribuna, Deolane foi liberada sob prisão domiciliar, medida que se aplica inclusive aos fins de semana e feriados. Como parte das condições, o uso de tornozeleira eletrônica é obrigatório para monitoramento.

Imagem ilustrativa da imagem Deolane Bezerra deixa penitenciária no Recife e fala que "prisão foi criminosa"
Apesar da proibição de se pronunciar pelas redes sociais, a assessoria da influencer postou uma foto dela com uma tarja na boca, como se estivesse sendo silenciada. |  Foto: Divulgação no instagram oficial

Deolane foi detida na semana passada durante a Operação Integration, que investiga um possível esquema de lavagem de dinheiro envolvendo jogos de azar. A prisão foi determinada pela 4ª Câmara Criminal, após uma indefinição sobre a instância responsável por julgar o habeas corpus, como antecipou a TV Tribuna na sexta-feira.

Já sua mãe, Solange Bezerra, não foi contemplada pela mesma decisão. Tanto Deolane quanto Maria Eduarda Filizola foram beneficiadas pelo artigo 318-A do Código Penal e por um habeas corpus coletivo concedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 2018.

Esse habeas corpus substitui a prisão preventiva por domiciliar para gestantes, lactantes, mães de crianças com até 12 anos ou responsáveis por pessoas com deficiência.

Imagem ilustrativa da imagem Deolane Bezerra deixa penitenciária no Recife e fala que "prisão foi criminosa"
Deolane vai precisar usar tornozeleira eletrônica e não poderá usar redes sociais |  Foto: Divulgação nas redes sociais

Deolane tem uma filha de 8 anos, além de dois filhos adultos, de 20 e 18 anos. Além do habeas corpus, a família de Deolane também entrou com um pedido para revogar a prisão preventiva, que ainda está sob análise da Justiça.

A influenciadora é natural de Vitória de Santo Antão, Zona da Mata, a 42 quilômetros do Recife. Deolane foi presa após visitar a família, no interior, e se hospedar num hotel de luxo em Boa Viagem. Deolane chamou a política ao comprar, com dinheiro vivo, um Lamborghini avaliado em R$ 3,8 milhões.

Em audiência de custódia realizada nesta segunda-feira (9), a Justiça determinou que 16 presos continuaram em prisão preventiva. São eles:

  1. Thiago Alves Barbosa da Silva
  2. Darwin Henrique da Silva Filho
  3. Eduardo Pedrosa Campos
  4. Lucas de Oliveira Poroca
  5. Wilson Goncalves Bezerra Junior
  6. Arlan da Silva Macedo
  7. Antonio Pereira Costa
  8. Janary da Silva Lima
  9. Marvio Gonçalves Ferreira
  10. Elielson Severino da Silva
  11. Maria Eduarda Quinto Filizola
  12. Marcela Tavares Henrique da Silva Campos
  13. Maria Aparecida Tavares de Melo
  14. Maria Carmen Penna Pedrosa
  15. Kassia Emily da Silva Adelino
  16. Juliana Conceicao Soares

A Assessoria de Comunicação do Tribunal de Justiça de Pernambuco (Ascom/TJPE) informa que todos os trâmites judiciais da Operação Integration tramitam em segredo de justiça. Por esse motivo, informações não podem ser repassadas.

Ainda não se sabe, por exemplo, qual o papel de cada pessoa na suposta organização criminosa.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: