Compesa conclui trabalhos em Pirapama e abastecimento começa a ser normalizado
Companhia vai precisar de 12 horas para encher reservatório e adutoras que abastecem o Recife, Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho
Escute essa reportagem

A Compesa concluiu as intervenções no Sistema Pirapama, localizado no Cabo de Santo Agostinho, antes do prazo previsto, que seria às 20h de hoje (24). Os trabalhos foram encerrados no final da tarde e, junto com eles, a interrupção no abastecimento de água, que impactou 2 milhões de pessoas, no Recife, Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho. Mesmo assim, será necessário um período de 12 horas para o enchimento das adutoras e reservatórios, e o início da retomada gradual do abastecimento nas cidades atingidas.
Segundo a Compesa, mais de 100 profissionais atuaram dia e noite para realizar serviços ao longo de todo o sistema. Os trabalhos incluíram a substituição e instalação de válvulas, retirada de vazamentos, limpeza de reservatórios, substituição de registros, dentre outros serviços distribuídos em nove frentes de atuação simultâneas. Além dos serviços planejados, outros foram adicionados ao longo da operação, que contou inclusive com o reforço de profissionais vindos de Caruaru, no Agreste, que se somaram aos que já atuavam na região metropolitana.
COMPLEXIDADE
A ação de maior complexidade envolvida na paralisação do Sistema Pirapama, a primeira manutenção preventiva desde a sua inauguração, há 15 anos, foi a etapa da obra de interligação da Adutora do Ibura à Adutora de Pirapama, concluída quase à meia-noite desta quarta-feira (23). Essa etapa faz parte de um projeto maior, um investimento de R$ 22 milhões. Quando a obra for concluída, em dezembro, será possivel eliminar o rodízio em Marcos Freire e melhorar a distribuição de água na UR-11, em Jaboatão dos Guararapes, informou a Compesa.
A última intervenção concluída foi a substituição de registros na Rua Dom João VI, nas imediações da Rua Padre Carapuceiro, em Boa Viagem. A ação correspondeu à setorização de parte do bairro, o que permitirá isolar trechos da rede em casos de manutenção ou reparo, evitando a interrupção completa do abastecimento na área.
Comentários