Comissário e ex-diretor do Sinpol assassinado em Vicência: sindicato cobra justiça
Vítima foi executada num feira, suspeitos incendiaram o carro da fulga e não foram localizados
Escute essa reportagem
Quatro homens, um deles vestido com farda de uma companhia de energia elétrica, assassinaram com um comissário de polícia aposentado na cidade de Vicência, na noite desta sexta-feira (11). O município fica na Mata Norte de Pernambuco.
Os suspeitos chegaram em um carro FiatUno e efetuaram pelo menos 10 disparos contra o policial Severino Ferreira de Lyra, de 58 anos, que era respeitado na categoria e tinha sido diretor do Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco. Ele também era conhecido como Biu Lapada e Biu Agente.
Os policiais estão fazendo buscas pelos criminosos, mas, até o fechamento desta edição, ninguém foi localizado. O crime foi registrado por uma câmera de segurança local.
Na frente de testemunhas, três dos suspeitos desceram do carro e dispararam contra a vítima. O comissário aposentado morreu na hora. Durante o homicídio, alguns feirantes estavam presentes.
Severino Ferreira estava na Rua Quinze de Novembro quando o crime ocorreu, perto de bancos de feira. Os homens armados chegaram ao local por volta das 18h40, num Fiat Uno de cor cinza. As imagens foram enviadas ao âncora da 1ª edição do Jornal da Tribuna, Moab Augusto.
Antes de fugirem, um dos suspeitos tirou algum objeto que estava na cintura da vítima. Pouco depois, o carro utilizado no crime foi encontrado incendiado em Caramuru, distrito de Limoeiro, no Agreste, em outra região do estado.
Pelas redes sociais, o Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol) lembrou que Severino Ferreira já foi diretor da entidade sindical.
“O SINPOL lamenta profundamente o assassinato de Severino Ferreira de Lyra, Comissário de Polícia (aposentado), ex diretor do SINPOL e conhecido como Biu Agente, que foi executado, na noite da sexta-feira (10), em Vicência. Biu foi um policial civil dedicado e companheiro presente na luta sindical. Manifestamos nossas sinceras condolências aos familiares e amigos neste momento de dor”, disse a nota de pesar do Sinpol.
Segundo informações da Polícia Civil de Pernambuco, o homicídio consumado foi registrado por meio da 11ª Delegacia Seccional de Goiana.
“Após a realização das perícias criminal e papiloscópica, o corpo foi encaminhado para o IML, um inquérito policial foi instaurado para apurar as circunstâncias e identificar os autores”, destacou o comunicado.
"Estou tomado pela sensação de dilaceração", diz Áureo Cisneiro
O presidente do Sinpol, Áureo Cisneiro, também se pronunciou. Criticou o alto índice de violência em Pernambuco "que não muda", entrando ou saindo governo. Segundo ele, os mesmos burocratas estão em cargos de comando da Secretaria de Defesa Social.
“Estou tomado pela sensação de dilaceração, um pedaço da minha família se foi. Sentimento de dor, revolta e sede de justiça. Quero que todos os envolvidos apodreçam na prisão. Em menos de dois anos do atual governo, milhares de assassinatos e todo tipo de crime vem aumentando”, disse Áureo, primo de Biu.
Entre alguns casos de violência, Áureo lembrou do comissário de Polícia Natanael Nazareno, que foi baleado e morto enquanto pedalava com amigos.
Multidão se reúne nas ruas da cidade para se despedir do comissário
O velório do comissário aposentado foi realizado na Câmara Municipal de Vicência, com grande mobilização da população pelas ruas da cidade.
O prefeito de Vicência, Guiga Nunes (PSDB), disse que sentiria falta de “Biu”, como era mais chamado. ”Biu vai fazer falta. Era leal e companheiro, sou muito grato por todos os anos de amizade”. O sepultamento do corpo foi no cemitério da cidade, sob muita comoção.
Veja mais informações no Jornal da Tribuna e no Brasil Urgente nesta segunda-feira (13).
Comentários