Casos de feminicídios em Pernambuco chegam a 82 só em 2025
Dados foram divulgados pela Gerência Geral de Análise Criminal (GGace) da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE)
A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE), através da Gerência Geral de Análise Criminal (GGace), divulgou os números atualizados de feminicídios no estado, de janeiro a novembro deste ano. Segundo o GGace, foram registrados 82 casos.
Ainda de acordo com os dados oficiais, os crimes de feminicídio em Pernambuco apresentaram alta na taxa de resolução dos casos no recorte entre 2023 e 2025.
Apesar da persistência dos casos, o governo estadual afirmou que o combate à violência contra a mulher tem sido uma das prioridades da atual gestão. As forças de segurança têm aprimorado sua atuação no enfrentamento da violência de gênero.
A SDS também ressaltou que o combate ao crime de feminicídio pode e deve ser uma atuação de toda a sociedade. Informações podem ser repassadas por vizinhos, amigos e familiares das vítimas de forma sigilosa, com o objetivo de salvar vidas e identificar os possíveis agressores. Em caso de emergência, a ligação pode ser feita para o 190, já para denúncias anônimas, o cidadão pode utilizar os números 181 ou 0800.081.5001.
CONFIRA A NOTA NA ÍNTEGRA DA GGACE / SDS-PE
A Gerência Geral de Análise Criminal e Estatística (GGace) da Secretaria de Defesa Social (SDS) informa que, entre os meses de janeiro e novembro de 2025, foram registrados 82 casos de feminicídios em Pernambuco.
Destaca-se que as taxas de resolubilidade dos crimes de feminicídio no Estado foram de 97,6% em 2023; 98,7% em 2024; e 98,6% até outubro deste ano, resultado dos investimentos do governo do estado para fortalecer a capacidade investigativa da Polícia Civil de Pernambuco em oferecer um serviço mais eficiente à sociedade.
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES - O combate à Violência Contra a Mulher é uma das prioridades para a atual gestão do Governo do Estado. Por isso, as ações da Patrulha Maria da Penha, da PMPE, foram intensificadas e o seu atendimento aprimorado. Desde 2023, a patrulha já acompanhou 14.672 mulheres com Medidas Protetivas de Urgência (MPUs), realizando 63.084 diligências entre 2024 e 2025. Somente em 2025, 3.802 mulheres ingressaram no programa, com 20.725 atendimentos realizados.
Importante lembrar que, para se combater este tipo de crime, também é preciso contar com a colaboração da rede de proteção. Pessoas próximas, amigos e vizinhos podem passar informações e fazer denúncias sigilosas. Em casos de emergência, a orientação é ligar para o 190. Para denúncias anônimas, a SDS disponibiliza os telefones 181 ou 0800.081.5001. O sigilo é garantido e a ligação é gratuita de qualquer município do Estado. A Ouvidoria Estadual da Mulher também oferece atendimento especializado pelo número 0800.281.8187. Além disso, é possível registrar denúncias pelos sites www.denunciainterativa.sds.pe.gov.br e www.portaisgoverno.pe.gov.br/web/ouvidoriať/fale-conosco.
Comentários