Caso Maria Eduarda: Testemunha diz ter visto momento em que o barco virou
Morador da praia diz ter visto tudo o que aconteceu e afirma que foi uma fatalidade acidente que tirou a vida da advogada
Escute essa reportagem

A equipe de jormalismo da TV Tribuna continua acompanhando os desdobramentos do caso do naufrágio de uma pequena embarcação de passeio no sábado (21 de junho último) e que levou a morte a advogada Maria Eduarda Medeiros, de 38 anos.
A repórter Simone Santos esteve em Porto de Galinhas na tarde desta quarta-feira (3) e conseguiu conversar, com exclusividade, com uma testemunha que disse ter visto o momento em que o barco virou com a advogada, o médico Seráfico Júnior e a cadela Belinha. Ele fez revelações que podem contribuir muito com as investigações da polícia sobre as causas do acidente.
O pedreiro Marcelo Francisco Santana prestou depoimento a polícia como testemunha. Ele disse que mora praticamente de frente para a "boca da barra", onde tudo aconteceu, e repetiu para a repórter da TV Tribuna PE, o que viu naquele fatidico dia.
COMO ACONTECEU
Era por volta das 17 horas quando ele viu o veleiro indo em direção a boca da barra, justamente onde o mar estava mais revolto. Seu Marcelo disse que havia uma correnteza muito forte no local e ele mesmo chegou a gritar e chamar a atenção do médico, que estava no comando do leme da embarcação, para que ele não fosse para aquela área, onde o mar estava "muito forte", disse o pedreiro. "Cheguei a acenar para que eles subissem o rio, mas aí a correnteza puxou eles pra fora dos arrecifes", assinalou.
Ainda na entrevista, a testemunha ocular revelou: "Foi quando deu uma ventania, a vela virou [de lado] e o barco foi pro lado do mar [aberto]. Aí veio a primeira onda, quando foi a outra [onda], aí virou". Com o choque da primeira onda a médica teria saído da proa do barco e ido para perto do médico, segurando a cachorrinha. "Daí, a frente do barco deve ter ficado muito leve e o barco virou", diz ele, sempre se referindo a tudo como "uma fatalidade". Marcelo também pontuou que o ceú estava claro, mas o mar estava muito forte naquele dia.
TENTATIVAS
Seu Marcelo disse ainda que conseguiu ver o casal em cima do casco virado da embarcação, e o médico sempre ao lado de Maria Eduarda. "Ele com a mão por trás dela, sempre segurando ela. Todo o tempo estavam juntos". Ele contou ainda que o médico tentou por trêz vezes desvirar o barco, mas não conseguiu provavelmente porque a vela ficou presa embaixo do barco. Foi Seu Marcelo quem ligou para os Bombeiros avisando do acidente. Mas já era noite, e as buscas pela advogada só começaram nas primeiras horas da manhã do domingo (22).
O pedreiro diz que já aconteceram casos semelhantes, de barcos virarem na boca da barra, por conta do mar forte e correnteza.
Acompanhe mais novidades sobre este caso nos telejornais da TV Tribuna PE e no Tribuna Online.
Veja o TJ2, com a entrevista da testemunha Marcelo Francisco Santana:
https://www.youtube.com/watch?v=hERTomd60G0&t=2726s
Comentários