Cantora Caetana é espancada durante assalto no Centro do Recife
Homem também levou duas facadas ao reagir a um roubo quando passava pela Ponte de Ferro
Escute essa reportagem

A cantora pernambucana Caetana foi espancada durante um assalto na Rua do Hospício, no bairro da Boa Vista, área central do Recife. O crime aconteceu no último sábado (17), em frente ao Teatro do Parque, um dos principais equipamentos culturais da cidade.
Em publicação nas redes sociais, Caetana compartilhou imagens das marcas da violência que sofreu e relatou o trauma.
"Tô vindo aqui para dizer que tô bem e correndo atrás para solucionar, depois do trauma, essas questões de documentos e prejuízos financeiros", afirmou.
Segundo o relato da artista, o crime foi cometido por uma travesti, dois homens e uma mulher. O grupo levou o celular dela, além de dinheiro e documentos pessoais.

A reportagem da TV Tribuna PE/Band esteve no local e conversou com frequentadores do Centro do Recife, que relataram medo constante diante da insegurança. Mulheres disseram andar sempre com bolsas na frente do corpo e segurando com força, por receio de abordagens violentas.
Dois dias após o caso com a cantora, um homem foi esfaqueado na mesma área, na segunda-feira (19), após supostamente reagir a uma tentativa de assalto. Ele foi atingido por duas facadas e a cena foi registrada em vídeo por uma testemunha, que também denunciou a falta de policiamento no local.
A região central do Recife, apesar da importância histórica e beleza arquitetônica, tem sido marcada por recorrentes episódios de violência, como relataram o enfermeiro Carlos da Silva e o auxiliar de produção Sérgio Murilo.
Ambos temem a volta do trabalho por conta da insegurança. "Sem segurança por aqui, o medo segue fazendo companhia a quem precisa passar por essa área", disse Carlos.
A reportagem não avistou viaturas de polícia na região enquanto entrevistava 6 pessoas em vários locais do Centro da capital pernambucana.
A polícia, por sua vez, sempre informa que todos os casos de furto e assaltos devem ser relatados em Boletim de Ocorrência. Somente desta forma, é possível traçar estratégias para combater a criminalidade.
🔒 COMO SE PROTEGER DE ASSALTOS – ORIENTAÇÕES DA POLÍCIA CIVIL E MILITAR
1. Evite locais desertos ou mal iluminados
Prefira sempre ruas movimentadas e bem iluminadas, mesmo que o trajeto seja mais longo.
2. Não use celular na rua
O uso do telefone em público, especialmente em locais de grande movimentação, aumenta muito o risco de roubo. Só atenda chamadas em locais seguros.
3. Mantenha a bolsa/mochila à frente do corpo
A recomendação é andar com a bolsa cruzada no peito e sempre à frente, principalmente em áreas centrais e de transporte público.
4. Não reaja
A orientação mais enfática da polícia é: nunca reaja. A vida vale mais do que qualquer bem material. Reações inesperadas podem desencadear agressões.
5. Evite ostentar objetos de valor
Joias, relógios caros, fones sem fio e eletrônicos chamam atenção. O ideal é mantê-los guardados.
6. Desconfie de movimentações estranhas
Pessoas paradas por muito tempo em um mesmo ponto, motociclistas circulando lentamente ou grupos observando os transeuntes podem indicar tentativa de abordagem.
7. Fique atento ao redor ao sair de bancos ou caixas eletrônicos
Evite sacar grandes quantias e, se possível, esteja acompanhado. Observe se há alguém seguindo você.
8. Use transporte por aplicativo com cautela
Confira a placa e o nome do motorista antes de embarcar. Sempre compartilhe a corrida com alguém de confiança.
9. Informe a polícia
Flagrou alguma atitude suspeita? Ligue para o 190 (emergência) ou o 181 (Disque-Denúncia, que é anônimo).
10. Em caso de assalto, mantenha a calma
Levante as mãos lentamente, entregue os pertences solicitados e evite contato visual direto com o assaltante, para não parecer desafiador.
VEJA MATÉRIA COMPLETA DE RAFAELLA PIMENTEL
Comentários