Ataque de três pitbulls deixa três cadelas e dois gatos mortos no Recife
Um dia antes, os cães também mataram uma cadela de um morador da vizinhança
Escute essa reportagem
Três cadelas e dois gatos foram mortos na madrugada desta quarta-feira (20) por três cães da raça pitbull que invadiram uma residência na esquina das ruas Almeida Alpoim e Rio Morno, no bairro da Linha do Tiro, Zona Norte do Recife. O ataque aconteceu por volta das 2h e deixou moradores da área assustados.
A dona de casa Márcia Cristina dos Santos, tutora dos animais mortos, contou que inicialmente pensou que se tratava de uma briga de cães na rua. Contudo, ao ouvir os barulhos se intensificarem, percebeu que os pitbulls haviam entrado na sua propriedade, cercada apenas por arame farpado.
Seu filho tentou afastar os cães com paus e água, mas sem sucesso. "Eles destruíram tudo. As duas gatinhas ficaram dilaceradas", desabafou.
Um dos cachorros da família, chamado Spyke, conseguiu escapar pulando em um canal e sobreviveu, mas está traumatizado e não sai de dentro de casa.
O caso foi acompanhado pela repórter Simone Santos, sendo exibida no Jornal da Tribuna 1ª Edição e na 2ª Edição, respectivamente comandados por Artur Tigre e Eliane Nóbrega.
Outro ataque na mesma rua
Esse não foi o único ataque dos pitbulls nesta semana. Na última terça-feira, eles já haviam matado uma cadela que pertencia a Gustavo, morador da mesma rua.
"Os cães derrubaram o portão frágil da casa onde vivem e atacaram não só minha cadela, mas outros animais dos vizinhos", relatou Gustavo. Ele tentou acionar a polícia pelo 190, mas foi informado que a PM não poderia intervir. "Fiquei indignado. Imagine se uma criança estivesse na rua. É algo muito grave. Imagine se fosse uma criança"
Tutores dos cães não se pronunciam
Os tutores dos pitbulls passaram pela rua enquanto a equipe de reportagem estava no local. A mulher evitou contato e seguiu sem olhar para trás, com a cabeça levemente erguida para cima, Não quis dar explicações à reportagem.
Já o tutor discutiu com moradores da rua, como se, de alguma maneira, ele tivesse razão de deixar, em dois dias seguidos, os cachorros soltos para atacar outros animais da vizinhança. A Polícia Civil informou, em nota, que ainda não recebeu nenhum registro oficial sobre o caso.
Regras de controle de raças
O caso reacende o debate sobre a responsabilidade no manejo de cães de grande porte. A legislação federal determina que cães da raça pitbull só podem circular em espaços públicos com guia curta e focinheira, medidas que visam prevenir ataques. Até o momento, nenhuma providência foi tomada em relação ao ataque e os moradores aguardam uma posição das autoridades.
Comentários