Ambulância do Samu é furtada em policlínica; suspeito foi preso no bairro do Arruda
Esse é o segundo caso de furto de ambulância registrado na Região Metropolitana do Recife em menos de seis meses
Escute essa reportagem

Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Olinda foi furtada na madrugada desta segunda-feira (10) enquanto os socorristas levavam um paciente alcoolizado para atendimento na Policlínica Amaury Coutinho, no bairro de Campina do Barreto, no Recife. O suspeito, um homem de 50 anos, foi localizado cerca de 40 minutos depois, no bairro do Arruda, e preso em flagrante. O veículo sofreu danos mecânicos e precisou ser rebocado.
Esse é o segundo caso de furto de ambulância registrado na Região Metropolitana do Recife em menos de seis meses. Em novembro do ano passado, um homem levou um veículo do Samu enquanto os socorristas atendiam um paciente no Ibura, bairro do Recife.
De acordo com os socorristas, o furto aconteceu enquanto aguardavam o atendimento do paciente na entrada da unidade de saúde. A ambulância permaneceu ligada e, em um momento de distração, foi levada pelo suspeito. “A gente fez a ficha dele e estava esperando o médico examiná-lo. Foi quando percebemos que a viatura tinha se evadido do local”, relatou o socorrista Ramon de Lima Ribeiro.
Ao notar o furto, Ramon correu atrás do veículo e tentou abrir a porta, mas o suspeito trancou por dentro e acelerou em alta velocidade. “Ele saiu muito rápido, tanto que estragou alguma coisa na viatura, que vazou óleo pelos quebra-molas”, explicou.
Com a ajuda de um taxista que estava no local, os socorristas iniciaram as buscas pela ambulância. Cerca de 40 minutos depois, o veículo foi encontrado na Rua das Moças, no bairro do Arruda, já danificado e sem a chave.
O suspeito também foi localizado na mesma região. Segundo os socorristas, ele apresentou falas desconexas e afirmou que estava indo para o Hospital da Restauração para realizar uma cirurgia na cabeça, dizendo que seu irmão seria médico na unidade. “Com certeza, tudo mentira”, comentou Ramon.
O homem foi levado para a Central de Plantões, onde foi autuado em flagrante. A ambulância também foi conduzida para a delegacia, onde passou por perícia. Devido aos danos mecânicos, precisou ser rebocada por outro veículo.
A Polícia Civil investiga o caso e apura se o suspeito tem problemas de saúde mental ou estava sob efeito de álcool ou drogas no momento do crime.
Comentários