Advogado que morreu após troca de tiros com a polícia estava suspenso da OAB
Documento cita a existência de indícios de condutas agressivas repetidas, que colocariam em risco a sociedade e comprometeriam a imagem da advocacia
O advogado Fernando Ribeiro da Costa, que morreu nesta terça-feira (16) após trocar tiros com a polícia durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão no bairro de Santo Amaro, área central do Recife, estava suspenso do exercício da advocacia desde novembro por decisão da Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco (OAB-PE).
A suspensão foi aplicada de forma cautelar pela Presidência do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-PE e entrou em vigor em 10 de novembro, conforme publicação oficial no Diário Eletrônico da Ordem. À época, a entidade apontou reiteração de comportamentos agressivos e episódios de descontrole emocional, considerados incompatíveis com a dignidade da advocacia.
Motivo da suspensão
De acordo com a decisão, a OAB concluiu que os fatos analisados não se tratavam de situações pontuais. O documento cita a existência de indícios de condutas agressivas repetidas, que colocariam em risco a sociedade e comprometeriam a imagem da advocacia, mesmo fora do exercício profissional.
A penalidade teve como base o artigo 34, inciso XXVII, do Estatuto da Advocacia (Lei 8.906/1994), que trata de conduta incompatível com a profissão, e o artigo 50, inciso IX, do Regimento Interno da OAB-PE. A medida permaneceu válida até o julgamento do mérito pelo Tribunal de Ética e Disciplina.
O dia da ocorrência
Fernando Ribeiro da Costa morreu após provocar um cerco policial que durou mais de duas horas em uma residência localizada na Rua Tamoios, no bairro de Santo Amaro. Segundo apuração inicial da TV Tribuna PE, policiais foram chamados ao local porque o homem estaria armado.
Ao perceber a presença da polícia, o advogado reagiu e iniciou uma troca de tiros. Houve tentativa de negociação por mais de duas horas, o seu advogado de defesa foi até chamado. Mas ele morreu durante a ação. As circunstâncias exatas da morte ainda estão sendo apuradas.
Veja mais detalhes: Advogado morre após mais de duas horas de cerco policial no Recife
Comentários