Adolescente é apreendido por espancamento de 1min24 que matou Alícia
Estudante de 11 anos morreu após agressão registrada em vídeo; Ministério Público acompanha caso

As autoridades confirmaram, nesta quinta-feira (11), a apreensão de um dos adolescentes envolvidos na agressão que matou Alícia Valentina, de 11 anos. O jovem, de idade não revelada, foi localizado no distrito de Nazaré, Zona Rural de Floresta, município vizinho a Belém do São Francisco, no Sertão de Pernambuco. O ato infracional registrado corresponde à lesão corporal seguida de morte.
Alícia morreu após ser espancada, circunstâncias ainda não totalmente esclarecidas. Ele foi apreendido por ato infracional correspondente ao crime de lesão corporal seguida de morte.
Espancamento durou 1 minuto e 24 segundos
Um novo desdobramento no caso da menina de 11 anos em Belém de São Francisco, acompanhado pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE), também revela a brutalidade da agressão que vitimou a estudante. Imagens de circuito de segurança da escola mostram que o espancamento de Alícia Valentina, 11 anos, durou 1 minuto e 24 segundos.
A violência foi tão grande que resultou em traumatismo crânio-encefálico, a causa da morte, conforme o laudo médico após ela ser atendida por três unidades de saúde, sendo a última o Hospital da Restauração. O espancamento ocorreu no dia 3 de setembro e a menina morreu no domingo (7).
As gravações da escola municipal Tia Zita capturam a estudante Alícia Valentin, aparentemente calma, indo ao banheiro. Em um movimento rápido, ela é empurrada para dentro do local, onde a agressão ocorre. As imagens foram divulgadas na noite de ontem no JT2 da TV Tribuna/Band, apresentado por Eliane Nóbrega.
Sangramento do ouvido já mostrou gravidade da violência
A cena, sem áudio, mas analisada por imagens, mostra outros alunos se aproximando da porta e um menino que, ao ouvir barulho, corre para alertar uma funcionária da escola. Pouco mais de um minuto depois, Alícia reaparece com uma mão no ouvido esquerdo e sangrando. Neste momento, adolescentes começam a correr e um avisa a uma das funcionárias da escola.
O caso, que corre em segredo de justiça devido ao envolvimento de menores, está sob a responsabilidade do delegado Paulo Carlos Gomes de Oliveira, de Belém de São Francisco. O boletim de ocorrência aponta que a agressão teria sido motivada pela recusa da menina em ficar com um amigo.
Além da investigação policial, a liberação da menina do hospital ainda gera controvérsia, com a mãe e a unidade de saúde apresentando versões conflitantes sobre o ocorrido. O velório e o enterro da estudante, que aconteceram na cidade no dia 10, foram marcados por grande comoção e sentimento de revolta.
O caso reacende o debate legislativo sobre a punição de jovens infratores, tema que, como noticiado anteriormente, ainda carece de consenso no Congresso Nacional.
Sobre os outros adolescentes envolvidos
O Tribuna Online PE questinou a Polícia Civil sobre os outros envolvidos na morte de Alícia e idade de cada um, o que não fere o Estatuto da Criança e do Adolescente já que nomes não estão sendo divulgados. A nossa redação recebeu uma nota que não fala nos outros quatro adolescentes (ou crianças) envolvidos no ato de violência que resultou na morte de Alícia.
Veja nota na íntegra da Polícia Civil
A Polícia Civil de Pernambuco, por meio da equipe da Delegacia de Belém de São Francisco, cumpriu mandado de internação provisória de um adolescente por ato infracional análogo ao crime de lesão corporal seguida de morte.
A apreensão foi decretada pelo Juízo da Comarca do município. O adolescente foi localizado próximo ao distrito de Nazaré, na zona rural do município de Floresta. Após a apreensão foram feitas as comunicações legais, exame traumatológico, e o adolescente encaminhado para a internação.
A investigação segue em andamento.
Veja imagens da cena reproduzidas novamente no JT1 desta quinta-feira
Veja o cenário que envolve os adolescentes no Brasil, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança

Comentários