X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Pernambuco

Partida da 34ª Regata Internacional Recife-Fernando de Noronha teve 88 barcos

Público lotou o Marco Zero para prestigiar saída dos veleiros


Imagem ilustrativa da imagem Partida da 34ª Regata Internacional Recife-Fernando de Noronha teve 88 barcos
|  Foto: Divulgação/Refeno

A partida da 34ª edição da Regata Internacional Recife Fernando de Noronha-Refeno foi realizada neste sábadodo Marco Zero do Recife. Segundo a organização, 88 veleiros iniciaram a travessia das 300 milhas náuticas (560 km) até o arquipélago. 

A partida foi dividida em cinco grupos separados por horário a partir do meio-dia. Na disputa pelo Fita Azul, o Adrenalina Pura, Aventureiro 4, Reforça D4 e Kastel Patoruzú saíram às 14h.

Um tiro de canhão anunciou a partida de cada grupo. Além disso, a Bateria Gigante do Samba animou o público no Marco Zero do Recife.

Com apoio do Genio Carbon, 2023 vai marcar a primeira regata oceânica carbono neutro da América Latina. O Genio Carbon, além de medir as emissões de gases do Efeito Estufa do evento vai realizar a compensação dessas emissões, através da plataforma Genio Carbon Marketplace.

Barcos

A Maior Regata Oceânica da América Latina conta com a participação de 15 estados do Brasil, com a Bahia, Pernambuco e São Paulo, cada um com 16 veleiros. Em seguida, o Rio de Janeiro com 11 barcos. 

Também estão na competição embarcações de Rio Grande do Sul (6); Paraíba e Paraná (3); Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Sergipe e Santa Catarina (2 cada); Pará, Alagoas e Distrito Federal (1 cada).

Quatro barcos estrangeiros participam da regata, sendo três da Argentina – Ladino, Wisdom e Talisman– e um da África do Sul, o Arabella. Reforçando que a organização da regata e ICMBio estipulam como limite de 100 embarcações para o evento.

Adrenalina Pura

Maior campeão da Regata Internacional Recife Fernando de Noronha, uma das grandes atrações da edição 2023, o Adrenalina Pura está de volta. O barco agora pertence aos empresários pernambucanos Avelar Loureiro, Humberto Carrilho e Cecília Peixoto.

Faz 15 anos que o Adrenalina Pura não participa da Refeno – a última vez foi em 2008. Com o antigo dono, a embarcação foi Fita Azul em todas as sete participações e ainda é o recordista da regata ao ter cravado em 2007 a travessia da capital pernambucana até o arquipélago em 14 horas, 34 minutos e 54 segundos.

Fita Azul

O atual Fita Azul da Refeno é o barco pernambucano Aventureiro 4, do comandante Hans Hutzler, que fez a travessia das 300 milhas náuticas em 2022 em 32 horas, 49 minutos e 46 segundos. Com um detalhe: ele velejou sozinho, como presente de 50 anos. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: