Obras na Ponte Giratória modificam o trânsito no bairro do Recife
Está prevista a Inversão no sentido entre as Pontes Maurício de Nassau e Buarque de Macedo
Escute essa reportagem
Em decorrência das obras de requalificação da Ponte 12 de Setembro, conhecida como Ponte Giratória, o trânsito no Bairro do Recife está sendo modificado. Uma das mudanças é a inversão do sentido de vias como as Pontes Maurício de Nassau e Buarque de Macedo para facilitar a entrada e saída do bairro.
Agentes da Autarquia de Trânsito e Transporte do Recife (CTTU) estarão nas ruas para orientar os condutores e otimizar o fluxo na região.
O trânsito procedente das Zonas Sul e Oeste através do Cais de Santa Rita continuará acessando o bairro do Recife pela Avenida Martins de Barros, mas agora passará a seguir pela Ponte Maurício de Nassau, que terá o sentido de circulação invertido.
Para os motoristas que vêm pela Ponte Princesa Isabel e seguem para o bairro do Recife, será utilizada a Rua do Imperador. A novidade é o acesso pela Rua 1º de Março, que terá o sentido invertido para garantir a continuidade com a Ponte Maurício de Nassau.
Com a intervenção, a Rua Madre de Deus - entre as Ruas Marquês de Olinda e Tito Branco - terá o sentido invertido em direção ao Cais do Apolo. Além disso, a própria Rua Marquês de Olinda terá sentido invertido na direção da Avenida Alfredo Lisboa.
A saída do Bairro do Recife será feita pela Ponte Buarque de Macedo, cujo trânsito passará por inversão, possibilitando aos usuários o acesso às regiões Sul e Oeste da cidade através da Rua do Imperador. Os condutores que desejam seguir para a Zona Norte devem utilizar a Ponte Princesa Isabel. A Ponte do Limoeiro não sofrerá alterações.
Para ampliar as alternativas de acesso à Zona Sul e Oeste da cidade, a CTTU permitirá além do transporte coletivo, a circulação do tráfego misto pela Avenida Dantas Barreto. Agentes e orientadores de trânsito estarão no local e, em caso de dúvidas, os cidadãos podem acionar a CTTU pelo 0800 081 1078.
Recuperação
A intervenção na Ponte Giratória teve início em 2022. A via liga o Bairro de São José ao Bairro do Recife, conectando a Avenida Alfredo Lisboa e o Cais da Alfândega ao Cais de Santa Rita. O investimento inicial na recuperação da estrutura é de R$ 9,4 milhões.
A nova intervenção faz parte do programa de recuperação de pontes da cidade, que já beneficiou as da Torre, do Derby e Motocolombó, além das juntas de dilatação de viadutos como os de Joana Bezerra, Via Mangue e Avenida Norte.
A Prefeitura lançou nova licitação para recuperação estrutural da Ponte/Viaduto Joaquim Cardozo e nos próximos meses irá licitar a recuperação da Ponte Joana Bezerra.
Comentários