X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Pernambuco

Fundação Joaquim Nabuco amplia tratamento técnico do acervo de Josué de Castro

Instituição ainda cria agenda para geração do conhecimento e difusão da obra do médico e geógrafo pernambucano


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Fundação Joaquim Nabuco amplia tratamento técnico do acervo de Josué de Castro
Obras de Josué de Castro |  Foto: Divulgação/Fundaj

Às vésperas do aniversário de 116 anos de Josué de Castro, uma boa notícia. Uma agenda entre a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e o Centro Josué de Castro será firmada para lançamentos de publicações e seminários nacionais e internacionais voltados para o legado do médico e geógrafo pernambucano.

Os eventos serão realizados a partir dos documentos que estão sob a guarda do Centro de Documentação e de Estudos da História Brasileira (Cehibra) da Fundaj.

Os arquivos que já estão no Cehibra seguem em processo de catalogação e digitalização para que fiquem acessíveis online para pesquisadores e estudiosos.

São documentos, correspondências e registros que traçam a trajetória de um dos mais importantes pensadores brasileiros sobre a questão da fome: 657 fotos, 1.863 correspondências expedidas, 2.039 correspondências recebidas, cerca de 6.000 recortes de jornais e 7.333 livros e fascículos de periódicos, dos quais 2.662 já estão disponíveis para pesquisa.

“Muito importante que este acervo do renomado intelectual Josué de Castro esteja acessível aos pesquisadores e à sociedade. Viabilizar este acesso é uma das tarefas prioritárias do Cehibra/Fundaj”, destaca a presidenta da Fundaj, Márcia Angela Aguiar.

“O acervo está bem conservado. E o processo de digitalização e de abertura ao público está avançado. Hoje mesmo já se pode incluir pesquisadores de Pernambuco, do Brasil e do Mundo para consultar parte dos arquivos. A equipe é dedicada e o nível de trabalho avançado. Em geral, a minha impressão foi superior à esperada, em relação à organização e ao cuidado. Este importante acervo para o Brasil e para Pernambuco está em condições de ser apresentado ao público, especialmente os pesquisadores”, afirmou o presidente do Centro Josué de Castro, José Arlindo Soares.

Sobre Josué de Castro

Josué Apolônio de Castro, conhecido como Josué de Castro, nasceu no Recife em 1908 e formou-se em medicina aos 21 anos.

Além de médico, ele também foi geógrafo, cientista social, político e escritor, destacando-se como um dos principais ativistas brasileiros no combate à fome.

Com reconhecimento internacional, ele foi um pioneiro no estudo da fome e da desnutrição, dedicando sua carreira à luta contra a escassez de alimentos e a injustiça social. Suas pesquisas abordam as interações entre insegurança alimentar, desigualdade e pobreza.

Autor de mais de 30 obras, Josué de Castro descreveu a fome como um problema social. Em “Geografia da Fome no Brasil”, publicado em 1946, ele analisou as condições da fome no país e suas causas, desmistificando a pobreza e explicando os fatores geográficos, biológicos, culturais e políticos que contribuem para esse problema. Uma de suas frases mais célebres é: “Toda a terra dos homens tem sido também até hoje terra da fome”.

Suas obras são fundamentais para a compreensão das relações de poder e da questão fundiária no Brasil, além de sua crítica ao subdesenvolvimento, que ele via como uma relação de poder entre países.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: