Sport perde mais uma na Ilha e Vasco sai da zona de rebaixamento
Com erros nos primeiros minutos de cada tempo, Leão sofre 3 a 2 na Ilha do Retiro e chega a sete anos sem vencer o Gigante da Colina

O Sport perdeu uma oportunidade de ouro de somar pontos para sair da lanterna da Série A, ao enfrentar o Vasco na noite deste domingo (31), na Ilha do Retiro. Os mais de 15 mil torcedores que foram ao campo às 20h30, na véspera de uma segunda-feira, saíram de cabeça quente do campo.
Para os visitantes, nesse campeonato de 2025, o Sport está sendo um excelente anfitrião. Os rubro-negros já estão há 13 jogos consecutivos sem vencer diante da torcida. Até agora, colecionam seis empates e sete derrotas.
O Leão terminou a partida firme na lanterna, com apenas dez pontos, os rubro-negros. O time cometeu dois erros idênticos no jogo, quando levou gols no início de cada tempo, o que derrubou o esquema tático montado pelo treinador Daniel Paulista.
A próxima partida do Sport pela Série A é contra o Bragantino, no dia 14 de setembro, às 11h, no estádio Cícero de Souza Marques. O time rubro-negro vai ter outra chance para entrar nos eixos e treinar.
Já o Vasco, que saiu da zona de rebaixamento nesta vitória fora de casa, enfrentará o Botafogo, às 9h30, no dia 11, no estádio Olímpico Nilton Santos.
PRIMEIRO TEMPO
Embora os leoninos tenham dominado o primeiro tempo, os cariocas aproveitaram melhor as oportunidades criadas e foram para o vestiário vencendo por 2 a 1.
O primeiro gol saiu logo aos 7 minutos a favor do time vascaíno. Rayan recebeu na direita, encontrou espaço e acionou Puma Rodríguez. O lateral chegou à linha de fundo e cruzou rasteiro para Nuno Moreira, que finalizou com força e abriu o placar para o Vasco.
O Sport conseguiu reagir ainda na primeira etapa. Aos 21 minutos, Matheus Alexandre foi derrubado dentro da área e o árbitro Raphael Claus marcou um pênalti duvidoso. A penalidade foi contestada por Lucas Freiras, os jogadores do Vasco pediram VAR, mas não foram atendidos.
Lucas Lima tira camisa e leva cartão sem necessidade

Lucas Lima assumiu a cobrança e deslocou o goleiro Léo Jardim para empatar aos 23 minutos. Bateu com a perna esquerda no canto esquerdo das redes. Um belíssimo gol. Mas foi comemorar e tirou a camisa, levando cartão amarelo do árbitro.
No momento, diante das imagens, foi visível a chateação do técnico Daniel Paulista com a atitude do jogador, uma vez que ele ficou pendurado para o segundo tempo.
Quando a equipe pernambucana parecia melhor no jogo, veio o segundo golpe vascaíno. Aos 42 minutos, Vegetti roubou a bola no ataque e acionou Nuno Moreira. O atacante arrancou, invadiu a área e cruzou rasteiro para Philippe Coutinho. O camisa 10 bateu de primeira e recolocou o Vasco na frente, fechando o placar da etapa inicial.
O Sport ainda tentou responder nos acréscimos, com Zé Lucas arriscando de fora da área, mas a finalização saiu por cima do gol.
SEGUNDO TEMPO
O segundo tempo mal havia começado quando o Vasco ampliou a vantagem. Logo no primeiro minuto, Lucas Freitas foi derrubado dentro da área após aplicar um chapéu em Aderlan. O árbitro Raphael Claus, que já havia chamado atenção no primeiro tempo por intervenções teatrais, não hesitou e marcou pênalti. Vegetti assumiu a cobrança, Gabriel ainda tocou na bola, mas não conseguiu evitar o gol: 3 a 1 para o time carioca.
O Sport sentiu o golpe. A equipe esfriou em campo e o técnico precisou mexer para buscar reação. Barletta entrou no lugar de Léo Pereira para dar mais velocidade ao ataque, enquanto Romarinho substituiu o volante Zé Lucas.
A resposta veio aos 28 minutos. Em escanteio cobrado por Lucas Lima, o zagueiro Ramon Menezes subiu mais alto que a defesa e cabeceou firme, diminuindo o placar para 3 a 2. O gol incendiou a torcida na Ilha, que voltou a empurrar o time.
Lucas Freitas em noite inspirada
O Vasco também promoveu mudanças. Philippe Coutinho deixou o campo para a entrada do atacante David, reforçando a transição ofensiva. Aos 37, Lucas Freitas, numa noite inspirada, apareceu novamente como destaque defensivo, salvando a equipe ao afastar uma bola quase sobre a linha, em lance que parecia o empate do Sport. Na tentativa final de buscar o resultado, Daniel Paulista abriu ainda mais o time, tirando o zagueiro João Silva para a entrada de Pablo.
O Leão insistiu até os acréscimos. Aos 46, Barletta tabelou com Romarinho e cruzou rasteiro, mas Léo Jardim afastou de joelho, meio atrapalhado, cedendo escanteio. Na cobrança de Lucas Lima, a zaga vascaína conseguiu cortar.
Aos 48, foi a vez do Vasco quase matar o jogo. Matheus França finalizou com perigo, mas Gabriel fez boa defesa. Com drama até o fim, o placar se manteve em 3 a 2. O Sport deixou o campo derrotado e segue sem vencer o Vasco há sete anos.
Ficha do jogo
Sport 2
Gabriel Vasconcellos; Matheus Alexandre, João Silva (Pablo), Ramon Menezes e Ardelan (Kevyson); Christian Rivera, Zé Lucas (Romarinho) e Lucas Lima; Matheusinho (Rodrigo Atencio), Léo Pereira (Chrystian Barletta) e Derik Lacerda. Técnico: Daniel Paulista.
Vasco 3
Léo Jardim; Puma Rodríguez, Hugo Moura, Lucas Freitas e Lucas Piton; Barros (Lucas Oliveira), Jair (Mateus Carvalho) e Philippe Coutinho (David); Nuno Moreira (Matheus França), Rayan e Vegetti. Técnico: Fernando Diniz.
Local: Ilha do Retiro, no Recife
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Assistentes: Alex Ang Ribeiro (SP) e Joverton Wesley De Souza Lima (RO)
VAR: Marco Aurelio Augusto Fazekas Ferreira (MG)
Gols: Nuno Moreira, Phillippe Coutinho e Vegetti (VAS); Lucas Lima e Ramon Menezes (SPO)
Cartões amarelos: Lucas Lima e Derick Lacerda (SPO); Hugo Moura (VAS)
Público: 15.434
Renda: R$ 601.680,00
Comentários