Santa Cruz empata com Barra (SC) e deixa escapar o título da Série D
Jogando fora de casa e precisando ganhar para conquistar o título, o tricolor do Arruda não conseguiu furar a defesa adversária

O Santa Cruz frustrou sua torcida neste sábado (4). Jogando na Arena Barra, em Itajaí (SC), o Tricolor do Arruda ficou no empate em 0 a 0 com o Barra (SC) na partida de volta da final da Série D, e deu adeus à chance de conquistar o título inédito. Com a derrota por 2 a 1 sofrida no jogo de ida, no Arruda, a equipe tricolor precisava de uma vitória simples para levar a decisão para os pênaltis, mas não conseguiu furar a defesa da equipe catarinense.
Apesar do grande apoio de torcedores que viajaram a Santa Catarina, o Tricolor demonstrou limitações claras, especialmente no setor ofensivo. Além de perder a taça, o Santa Cruz desperdiçou uma oportunidade valiosa de garantir uma vaga para disputar a Copa do Brasil de 2026; a vaga ficou com o Barra.
BLOQUEIO DEFENSIVO
O Santa Cruz entrou em campo pressionado e encontrou dificuldades para impor seu ritmo. O Barra, atuando em casa, manteve a organização, apostando em bolas aéreas e chutes de longa distância. Aos 29, Péricles bateu colocado, exigindo uma grande defesa de Rokenedy. No rebote, Rafinha finalizou para fora, mesmo na cara do gol, desperdiçando a melhor oportunidade de abrir o placar.
O técnico coral precisou lidar com problemas físicos. O atacante Renato, que jogou no sacrifício, voltou a sentir dores na panturrilha e foi substituído por Ariel aos 28 minutos. Já Thiaguinho, com lesão muscular, permaneceu em campo até o intervalo por estratégia, sendo substituído por Adailson no retorno.
SEGUNDO TEMPO
Na segunda etapa, o Santa Cruz se lançou ao ataque com pouca efetividade. Um lance de destaque aconteceu quando o argentino Ariel encontrou Geovany, que finalizou para fora, mas o lance já havia sido invalidado por impedimento. O Barra quase marcou no contra-ataque, com Péricles fazendo a bola explodir na trave.
Nos minutos finais, o goleiro Ewerton salvou o Barra, duas vezes, de uma possível derrota, ao defender o chute de Pedro Henrique e, no rebote, parar a finalização forte de Toty, garantindo o placar zerado. O tricolor do Arruda encerrou a competição com o vice-campeonato, adiando mais uma vez o sonho de um título inédito.
FICHA DA PARTIDA:
Barra (SC) - 0
Ewerton; Kayque (Marcelo), Guilherme Teixeira, Vavá e Natan; Da Rocha, Rafinha (Saymom), Tetê e Elvinho (Péricles) (Henrique); Cléo Silva e Bernabé. Técnico: Eduardo Souza.
SANTA CRUZ - 0
Rokenedy; Toty, William Alves, Eurico e Rodrigues (Nathan); Pedro Favela (Lucas Bessa), Gabriel Galhardo e Willian Júnior; Geovany Soares (Pedro Henrique), Thiaguinho (Adailson) e Renato (Ariel). Técnico: Marcelo Cabo.
Local: Arena Barra FC, em Itajaí (SC)
Árbitro: Alex Gomes Stefano (RJ)
Assistentes: Luiz Claudio Regazone e Carlos Henrique Alves de Lima Filho (ambos do RJ)
VAR: Rodrigo Carvalhaes de Miranda (RJ)
Cartões amarelos: Gabriel Galhardo, Pedro Favela, William Alves (STA); Kayque (BAR)
Comentários