Regata Recife-Fernando de Noronha começa neste sábado com cobertura da TV Tribuna
Partida será às 12h do Marco Zero do Recife
Escute essa reportagem
Neste sábado (28), a partida da 35ª Regata Recife-Fernando de Noronha (Refeno) movimenta o Marco Zero, no Bairro do Recife. A saída das embarcações será a partir das 12h e é aberta ao público. A travessia será de 300 milhas náuticas (560 km) até o arquipélago e com a linha de chegada no Mirante do Boldró.
Quem quiser acompanhar a largada e muitos detalhes da prova do conforto de casa, vai contar com a cobertura especial da TV Tribuna/PE e da Rádio Tribuna FM 107,1. O canal 4.1 exibirá flashes especiais durante a programação no “Plantão Refeno”, sob o comando de Carlos Eduardo, o Vibrante, e toda a equipe do Jogo Aberto Pernambuco. Haverá ainda matérias especiais no Jogo Aberto Pernambuco contando histórias de barcos participantes e dos velejadores.
A 35ª edição da Refeno conta com 92 embarcações de 14 estados do Brasil. O Rio de Janeiro é o que tem mais representantes, com 23. Na sequência tem São Paulo, com 19; Bahia, com 15; Pernambuco, com 11; Rio Grande do Sul e Paraná, com 5; Paraíba e Santa Catarina, com 3; Alagoas e Ceará, com 2; além de Distrito Federal, Espírito Santo, Rio Grande do Norte e Minas Gerais. A Refeno terá ainda o veleiro Puxador, da Argentina.
SEGURANÇA E PARTIDA
O Capitão da Capitania dos Portos de Pernambuco, Comandante Tojal, garantiu o apoio da Marinha do Brasil com o acompanhamento dos competidores feitas pelas embarcações Miami, Zanmi e Macau durante a travessia. As embarcações da Refeno serão divididas em cinco grupos de partida e com diferença de 30 minutos para cada um. O primeiro sairá ao meio-dia e o último às 14h. O quinto grupo contará com os favoritos: Adrenalina Pura, Patoruzú, Reforça e Ohana28.
ADRENALINA PURA
Maior campeão da Regata Internacional Recife Fernando de Noronha e atual Fita Azul, o Adrenalina Pura está confirmado na 35ª Refeno. O barco pertence aos empresários pernambucanos Avelar Loureiro, Humberto Carrilho e Cecília Peixoto. Com o antigo dono, a embarcação foi Fita Azul em sete participações. É ainda o recordista da regata ao ter cravado em 2007 a travessia da capital pernambucana até o arquipélago em 14 horas, 34 minutos e 54 segundos. Já em 2023, com os novos proprietários, foi o grande vencedor ao concluir a regata em 24h21min47.
AÇÕES SOCIAIS
Já é uma tradição da Refeno realizar ações sociais em Fernando de Noronha. A organização promove ações médicas, jurídicas e educativas, além da entregas de kits escolares e de materiais esportivos. No Recife, também foram realizadas ações como a visitação de crianças com Síndrome de Down e Transtorno do Espectro Autista (TEA) às embarcações da Refeno, assim como também do Curso TransforMar do Revela.
PASSEIO ECOLÓGICO EDUCATIVO DE NORONHA
A Refeno e o ICMBio, com apoio da Unesp - Ilha Solteira, promoverão neste ano o 1º Passeio Ecológico Educativo de Fernando de Noronha, no dia 1º de outubro, a partir das 13h. Os comandantes das embarcações da Refeno podem se inscrever para levar estudantes de Noronha para a travessia. O percurso será de aproximadamente 37 km no entorno do arquipélago e com duração máxima de quatro horas. O evento contará também com palestras sobre vela e a conservação ambiental.
CARBONO ZERO
A Refeno repete a grande ação que deu certo em 2023. Com apoio do Genio Carbon, o evento contará com uma plataforma de gestão de inventário de gases do Efeito Estufa, desenvolvida pela Ambipar Group, para realizar a mensuração das emissões no evento, para classificar e quantificar as emissões de gases do Efeito Estufa. O procedimento vai englobar toda a programação da Refeno, não apenas a regata, segundo os organizadores, toda a energia gerada nos 12 dias do evento, com shows, palestras, atividades, alimentação e outras ações. E ainda a campanha Plástico Zero garante que os velejadores não entrem na Ilha com qualquer material plástico.
O INÍCIO
A primeira edição da Refeno foi organizada em 1986, graças ao sonho do velejador Maurício Castro, idealizador da regata. Hoje a Refeno se tornou um dos maiores eventos náuticos da América do Sul, incluída no calendário de velejadores nacionais e de fora do país.
Comentários