Pernambucana Carol Santiago brilha no Mundial de Natação Paralímpica de Singapura
Aos 40 anos, pernambucana mantém invencibilidade em provas históricas e soma cinco novas medalhas

A nadadora pernambucana Maria Carolina Santiago, de 40 anos, fez história mais uma vez ao encerrar sua participação no Mundial de Natação Paralímpica de Singapura, finalizado no último sábado (27). Integrante do programa Time Pernambuco, a atleta conquistou um total de cinco medalhas (quatro de ouro e uma de prata), reafirmando sua hegemonia e mantendo a invencibilidade nas suas principais provas, o que a consolida como um dos maiores nomes do esporte paralímpico mundial.
Competindo na classe S12 (baixa visão), Carol subiu ao lugar mais alto do pódio nos 100m livre, nos 50m livre, nos 100m costas e no revezamento 4x100m medley 49 pontos (para atletas com deficiência visual). A única prata foi conquistada no revezamento 4x100m livre 49 pontos, prova em que o time brasileiro cravou o tempo de 3min56s28.
Com este desempenho, Santiago alcançou o tricampeonato mundial nos 100m costas e marcou o ineditismo de conquistar o tetracampeonato invicto nas provas dos 50m e 100m livre. Estes títulos foram acumulados ao longo das últimas edições do campeonato: Londres 2019, Ilha da Madeira 2022, Manchester 2023 e, agora, Singapura 2025.

Olhar Focado em Los Angeles 2028
Mesmo com as conquistas recentes, a atleta demonstra foco no futuro. “Participar de mais um Mundial pela seleção foi uma alegria imensa. Mais do que as medalhas, esse campeonato marcou o início da preparação para as Paralimpíadas de Los Angeles 2028. Cada prova, detalhe, experiência vivida vai servir de combustível na construção desse novo ciclo paralímpico”, declarou Carol Santiago.
Detentora do título de Maior campeã paralímpica brasileira da história – após somar 10 medalhas (6 ouros, 3 pratas e 1 bronze) nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024 –, Carol também ampliou sua marca como a maior medalhista da delegação nacional em Mundiais. A pernambucana soma, agora, 19 pódios na competição: 13 ouros, 4 pratas e 2 bronzes.
O êxito da nadadora reforça a importância do suporte do programa Time Pernambuco, da Secretaria de Esportes do Governo de Pernambuco, que visa incentivar atletas de alto rendimento e valorizar a representatividade do Estado no cenário esportivo mundial. A secretária de Esportes, Ivete Lacerda, destacou o feito: “O desempenho de Carol Santiago no Mundial é motivo de orgulho para todo o povo pernambucano. Para nós, é uma grande satisfação ver que o apoio do Time Pernambuco contribui diretamente para que atletas alcancem conquistas históricas e levem o nome do Estado ao cenário esportivo mundial”.
Comentários