Com um a menos, Sport vence a Ponte Preta e segue como único invicto da Série B
Leão sai atrás no Majestoso, mas reage com gols de Felipinho, Barletta e Perotti; equipe assume liderança provisória após oito rodadas
Siga o Tribuna Online no Google
O Sport provou em Campinas que sabe sofrer para vencer. Em uma partida que começou com o time "jogando com chumbo nas chuteiras", o Leão buscou forças para virar o jogo, bater a Ponte Preta por 3 a 1 e dormir no topo da tabela da Série B. Mais do que os três pontos, o resultado mantém o time de Márcio Goiano como o único invicto da competição, mesmo terminando o confronto com um jogador a menos após a expulsão de Marcelo Ajul.
O despertar e a virada no cal
A cena inicial no Moisés Lucarelli foi de domínio da Macaca. O Sport aceitou a posse de bola adversária e parecia tatear o gramado sem encontrar o caminho. Aos 22 minutos, o castigo veio pelo alto: Diego Tavares cruzou da direita e Danilo Barcelos, na segunda trave, testou firme. A bola ainda desviou na defesa antes de morrer no fundo da rede de Thiago Couto.
O empate veio oito minutos depois, na primeira jogada de inspiração rubro-negra. Em uma troca de passes que quebrou as linhas paulistas, Felipinho invadiu a área e tocou com categoria para igualar o marcador, aos 30 minutos.
A partir dali, o peso sumiu das pernas leoninas. Já nos acréscimos da primeira etapa, após o VAR confirmar toque de mão de Danilo Barcelos, Chrystian Barletta assumiu a responsabilidade para bater o pênalti aos 49 minutos. Com um toque leve, deslocou o goleiro e assinou a virada antes do intervalo. Foi um lance decisivo.
Resistência com um a menos
No segundo tempo, o Sport voltou senhor de si. Aos 13 minutos, Barletta, o nome do jogo, costurou pela esquerda e serviu Perotti. O atacante se antecipou aos zagueiros e finalizou de primeira na segunda trave para ampliar. No entanto, o roteiro ganhou drama aos 24 minutos, quando Marcelo Ajul recebeu o cartão vermelho direto por falta em David da Hora.
Com um homem a menos, o técnico Márcio Goiano povoou o meio de campo com volantes, "cozinhando" a partida enquanto a Ponte Preta, tentou se animar, mas desorganizada e sentindo o peso da crise financeira. A Macaca chegou a balançar as redes com Rodriguinho aos 35 minutos, mas o VAR anulou o lance por falta no goleiro leonino Thiago Couto.
Liderança e eficiência
A vitória é o retrato de dois momentos opostos. De um lado, um Sport que flutua em águas tranquilas, navegando com um elenco que entende a importância de cada ponto. Do outro, uma Ponte Preta que luta contra os próprios fantasmas, onde o atraso salarial parece dobrar o cansaço dos atletas. Sob o comando do árbitro Paulo Henrique Schleich Vollkopf (MS), o jogo terminou aos 54 minutos confirmando a superioridade técnica do Leão.
Com o resultado, o rubro-negro chega aos 16 pontos e confirma o melhor início de sua história nos pontos corridos da Segundona. Enquanto o Sport dorme líder, a Ponte Preta amarga a 17ª colocação, abrindo a zona de rebaixamento, com sete pontos.
Próximos desafios
O Sport volta ao Recife para defender sua invencibilidade diante da torcida. O Leão encara o CRB no próximo domingo (17), às 20h30, na Ilha do Retiro. É a chance de consolidar a liderança contra um adversário que luta na parte de baixo da tabela.
Já a Ponte Preta permanece em Campinas para um confronto direto contra o rebaixamento. A Macaca recebe o Londrina na segunda-feira (18), às 19h, no Estádio Moisés Lucarelli. O jogo é visto como uma decisão para o time paulista tentar deixar o Z-4.
FICHA TÉCNICA DA PARTIDA
PONTE PRETA 1
Diogo Silva; Lucas Justen (Thalys), Weverton, Márcio Silva e Kevyson (Rodriguinho); Rodrigo Souza (Tárik), André Lima (Elvis) e Danilo Barcelos; Diego Tavares (Baianinho), Bryan e David da Hora. Técnico: Gabriel Remédio (interino).
SPORT 3
Thiago Couto; Madson, Marcelo Ajul, Marcelo Benevenuto e Felipinho; Zé Lucas, Biel (Pedro Martins) e Carlos De Pena (Zé Gabriel); Barletta, Clayson (Zé Marcos) e Perotti. Técnico: Márcio Goiano.
Local: Moisés Lucarelli, em Campinas
Árbitro: Paulo Henrique Schleich Vollkopf (MS)
Assistentes: Eduardo Goncalves da Cruz (MS) e Luis Carlos de Franca Costa (RN)
VAR: Michel Patrick Costa Guimaraes (MG)
Cartões amarelo: Marcelo Ajul (2x), Felipinho, Barletta (SPT); Bryan, Rodriguinho, Elvis e Márcio Silva (PON)
Cartão vermelho: Marcelo Ajul (SPT)
Gols: Danilo Barcelos (22’/1º) (PON); Felipinho (30’/1º), Barletta (49’/1º) Perotti (13’/2º) (SPT)
Comentários