Clássicos do Pernambucano 2024 terão apenas a torcida mandante
Decisão já atinge o duelo entre Santa Cruz e Náutico no dia 27
Escute essa reportagem

Nos Clássicos envolvendo Náutico, Santa Cruz e Sport, só haverá torcida única. A decisão vale até o final do Campeonato Pernambucano 2024. A medida radical foi anunciada na noite da segunda-feira (22) após os confrontos ocorridos entre as torcidas do Sport e do Santa Cruz.
No sábado passado, foram impactadas as imagens dos times e prejudicados, especialmente, os torcedores que foram curtir o jogo, as crianças, os idosos, os pequenos comerciantes, os passageiros de ônibus e os Policiais Militares e o patrimônio público.
O Clássico das Multidões foi realizado na Arena de Pernambuco, onde o Santa perdeu do Sport por 2 a 1. Mas, além das arquibancadas, os falsos torcedores de ambos os times promoveram um dia de terror na Região Metropolitana do Recife.
Com a decisão, o Clássico das Emoções entre Santa Cruz e Náutico, marcado para o próximo sábado (27) no estádio do Arruda, terá apenas a presença da torcida coral.
O presidente Evandro Carvalho considerou diversos fatores no ato nº 005/2024, divulgado pela FPF, incluindo:
- Disparos de arma de fogo contra policiais militares, ocasionando ferimentos por projéteis, entre outros;
- Inúmeros alertas divulgados pela FPF, avisando as 'torcidas', em geral, que não seriam tolerados, independentemente da proporção, atos de violência na cidade e área metropolitana, em dias de jogos;
- Os dados dos relatórios da Secretaria de Segurança Pública, SSP/SP, que ao longo de 06 (seis) anos implantou o modelo de torcida única nos jogos dos grandes clubes da capital e da cidade de Campinas/SP, tendo, tal fato, reduzido a violência na maior cidade do Brasil, com índices estatísticos superiores a 70% (setenta) por cento;
- Considerando, finalmente, a obrigação republicana da FPF de contribuir com a SDS e operativas em prol da segurança da sociedade.
Santa Cruz x Retrô
Em dia de repercussões, também foi debatido o adiamento da partida entre Santa Cruz e Retrô, que estava agendada para esta quarta-feira e agora será realizada na quinta-feira após o Carnaval, em 15 de fevereiro, às 20h, no Arruda.
A mudança é uma resposta ao veto do Arruda para receber partidas com público, após a interdição do estádio na última quinta-feira.
A alteração causou protestos por parte do Náutico e do Central, que se enfrentam durante a semana no Pernambucano, mas que agora chegarão mais cansados para os duelos contra Santa Cruz e Retrô, respectivamente.
Para o diretor de futebol alvirrubro, Eduardo Henriques, os jogadores precisariam entrar em campo com nariz de palhaço caso a partida fosse adiada. "É para os jogadores entrarem com nariz de palhaço, porque não dá. Aí, vira zona", declarou à Rádio Jornal.
Central
Enquanto isso, o vice-presidente de futebol da Patativa, Sivaldo Oliveira, enfatizou que o Alvinegro de Caruaru está sendo prejudicado no Pernambucano. Ele rejeitou a ideia de judicializar o adiamento, afirmando que fizeram o pedido para alterar o jogo, mas a FPF estava ciente da transmissão televisiva e não poderia modificá-lo.
Segundo ele, essa situação está beneficiando diretamente Santa Cruz e Retrô. Além disso, expressou a total insatisfação do Central, que terá um adversário descansado no domingo, uma equipe que concorre diretamente pela vaga almejada pelo time.
Comentários