X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esporte Pernambuco

Clássicos do Pernambucano 2024 terão apenas a torcida mandante

Decisão já atinge o duelo entre Santa Cruz e Náutico no dia 27


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Clássicos do Pernambucano 2024 terão apenas a torcida mandante
Decisão da Federação já atinge o Clássico das Emoções, no dia 27, quando haverá somente a torcida do Santa Cruz em Campo |  Foto: Arte da Tribuna Online

Nos Clássicos envolvendo Náutico, Santa Cruz e Sport, só haverá torcida única. A decisão vale até o final do Campeonato Pernambucano 2024. A medida radical foi anunciada na noite da segunda-feira (22) após os confrontos ocorridos entre as torcidas do Sport e do Santa Cruz.

No sábado passado, foram impactadas as imagens dos times e prejudicados, especialmente, os torcedores que foram curtir o jogo, as crianças, os idosos, os pequenos comerciantes, os passageiros de ônibus e os Policiais Militares e o patrimônio público. 

O Clássico das Multidões foi realizado na Arena de Pernambuco, onde o Santa perdeu do Sport por 2 a 1. Mas, além das arquibancadas, os falsos torcedores de ambos os times promoveram um dia de terror na Região Metropolitana do Recife.

Com a decisão, o Clássico das Emoções entre Santa Cruz e Náutico, marcado para o próximo sábado (27) no estádio do Arruda, terá apenas a presença da torcida coral.

O presidente Evandro Carvalho considerou diversos fatores no ato nº 005/2024, divulgado pela FPF, incluindo:

  • Disparos de arma de fogo contra policiais militares, ocasionando ferimentos por projéteis, entre outros;
  • Inúmeros alertas divulgados pela FPF, avisando as 'torcidas', em geral, que não seriam tolerados, independentemente da proporção, atos de violência na cidade e área metropolitana, em dias de jogos;
  • Os dados dos relatórios da Secretaria de Segurança Pública, SSP/SP, que ao longo de 06 (seis) anos implantou o modelo de torcida única nos jogos dos grandes clubes da capital e da cidade de Campinas/SP, tendo, tal fato, reduzido a violência na maior cidade do Brasil, com índices estatísticos superiores a 70% (setenta) por cento;
  • Considerando, finalmente, a obrigação republicana da FPF de contribuir com a SDS e operativas em prol da segurança da sociedade.

Santa Cruz x Retrô

Em dia de repercussões, também foi debatido o adiamento da partida entre Santa Cruz e Retrô, que estava agendada para esta quarta-feira e agora será realizada na quinta-feira após o Carnaval, em 15 de fevereiro, às 20h, no Arruda.

A mudança é uma resposta ao veto do Arruda para receber partidas com público, após a interdição do estádio na última quinta-feira.

A alteração causou protestos por parte do Náutico e do Central, que se enfrentam durante a semana no Pernambucano, mas que agora chegarão mais cansados para os duelos contra Santa Cruz e Retrô, respectivamente.

Para o diretor de futebol alvirrubro, Eduardo Henriques, os jogadores precisariam entrar em campo com nariz de palhaço caso a partida fosse adiada. "É para os jogadores entrarem com nariz de palhaço, porque não dá. Aí, vira zona", declarou à Rádio Jornal.

Central

Enquanto isso, o vice-presidente de futebol da Patativa, Sivaldo Oliveira, enfatizou que o Alvinegro de Caruaru está sendo prejudicado no Pernambucano. Ele rejeitou a ideia de judicializar o adiamento, afirmando que fizeram o pedido para alterar o jogo, mas a FPF estava ciente da transmissão televisiva e não poderia modificá-lo.

Segundo ele, essa situação está beneficiando diretamente Santa Cruz e Retrô. Além disso, expressou a total insatisfação do Central, que terá um adversário descansado no domingo, uma equipe que concorre diretamente pela vaga almejada pelo time.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: